Em sua sexta edição, o Prêmio Sustentabilidade – Troféu Biguá, promovido pela TV Gazeta Sul, contemplou em 2018 ganhadores de quatro municípios da região sul do Estado: Rio Novo do Sul, Atílio Vivácqua e Guaçuí
Produtor Rural
Categoria: Produtor Rural
Projeto: O Bosque que FalaResponsável: João Baptista MartinsLocal: Rio Novo do Sul
Resumo do projeto: O projeto começou há mais 50 anos com o pai senhor João Baptista Matrins, em uma época que poucas pessoas pensavam em preservação. O Bosque que Fala é um projeto desenvolvido em uma área de 5 hectares da propriedade, o objetivo principal do projeto é o reflorestamento da área e, também, a produção de mudas para doação. A recomposição da área florestal foi tão significativa que uma pesquisa foi publicada na revista norte-americana Bio Science, mostrando a melhora no solo e o retorno da várias espécies da fauna e da flora. Isso fez com que o projeto torna-se referência na região e é visitado por estudantes, ambientalistas, universidades, entre outros.
Contato: (28) 99999-1112 / (28) 99917-2267 / [email protected]
Categoria: Prefeitura Municipal
Projeto: Águas de Nossa Comunidade
Responsável: Prefeitura de Atílio Vivácqua
Local: Atílio Vivácqua
Resumo do projeto: Entre os anos de 2014 e 2017, o município de Atílio Viváqua sofreu com o longo período de estiagem, decretando estado de emergência. Com isso, começou um intenso trabalho da secretária de Meio Ambiente e um dos trabalhos foi implantação do Projeto Águas de Nossa Comunidade. Esse projeto tem duas linhas de ações: Construção de Barragens para Armanezamento de Água, e a Recuperação e Revitalização de Nascentes. Os resultados até o momento são: construção de 69 barragens; / 20 nascentes estão em fase de recuperação;
Contato: (28) 3538-1109 / (28) 3538-1009 [email protected]
Prefeitura Municipal
Categoria: Escola (Ensino Fundamental 1º ao 9º ano)
Projeto: Semeando Ideias. Colhendo Resultados
Responsável: Centro de Educação e Culturas Saber (Coopeducar)
Local: Venda Nova do Imigrante
Resumo do projeto: O objetivo do projeto é oferecer aos alunos e toda comunidade escolar a formação de uma consciência ambiental crítica, voltado para a cidadania e para a proteção do meio ambiente. São desenvolvidas várias atividades tais como:- Espaço Experimental: pesquisas e experimentos com plantas, entre outros.- Energia Solar: usina de produção de energia solar dentro da escola.- Projeto Jatobá: produção de mudas para o reflorestamento;- Coleta Seletiva: que é direcionado para a Ascaveni- Coleta de Óleo de Usado: destinado para fabricação de sabão;- Composteira e minhocário: composteira orgânica dentro da escola.- Horta orgânica- Captação e Armazenamento de Água da Chuva- Aquaponia: experimento com criação de peixes associado a um sistema de cultivo de plantas e uso de solo.
Contato: (28) 3546-2033 / (28) 3546-1351 [email protected]
Honra ao Mérito: Escola Municipal de Ensino Fundamental Deocleciano de Oliveira
Projeto: Educação InclusivaResponsável: Ana Claúdia Lima
Local: GuaçuíResumo do projeto: O presente projeto tem por objetivo favorecer a aprendizagem dos alunos que frequentam a sala de recurso para alunos deficientes visuais no município de guaçuí – es sendo eles alunos com baixa visão, cegos, com paralisia cerebral não verbais e crianças autistas.
Os alunos matriculados na rede e também alunos da sala de recurso – dv necessitam de materiais adaptados à sua condição física. Essas necessidades podem abranger adaptações com texturas, com cores, ampliação de textos, escrita em braile, uso de imagens que se colocam na posição de instalar o processo de comunicação, chamamos de comunicação aumentativa e alternativa – caa e adaptações do currículo para que atenda aquela criança no ano que frequenta. Todas essas adaptações são consideradas tecnologias assistivas – ta e são consideradas ajudas técnicas de baixo custo.
Para realizarmos este projeto confeccionamos materiais de tecnologia assistiva – ta de baixo custo que atendam os alunos em suas especificidades tanto na sala regular como na sala de recurso.
Estes materiais são confeccionados na própria sala de recurso utilizando materiais como papelão, tampinhas, tecidos, papéis diversos e outros que se fizerem necessários como a campanha que realizamos juntos aos alunos do 6o ao 9o ano que denominamos desapego jovem.
O material é personalizado de acordo com cada criança e com suas condições específicas de realizar as atividades da sala regular. Um kit é montado e segue com a criança desde o início de sua escolarização, que no nosso caso pode ser desde a creche e acompanha a escolarização até o ensino médio. Este kit recebe ampliação com novos itens a cada ano na perspectiva de atender o aluno no ano escolar que está frequentando.
A parceria com professores dos cursos de licenciatura em física e química da ufes, campus alegre, permite que alunos, futuro professores, aprendam como adaptar material de baio custo para alunos deficientes visuais cegos e com baia visão e como esse material é atrativo e útil na aprendizagem dos demais alunos, sejam eles deficientes físicos ou sensoriais como também aqueles que não possuem nenhuma deficiência.
Sociedade Civil
Categoria: Sociedade Civil
Projeto: Geração de Energia Solar
Responsável: Sebastião José de Oliveira
Local: Cachoeiro de Itapemirim
Resumo do projeto: A principal característica, nesse projeto foi a diferença positiva na conta de luz. A conta de Maio/2018 veio com R$ 1.161,20 e em Julho/2018 baixou para R$ 236,01. Obs.: Esse ganhador teve matéria recente no Jornalismo.