Menu Principal

Siga nossas redes sociais:

Saiba mais sobre o Prêmio Biguá de Sustentabilidade

Shares
Read Carefully

O que é?

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade foi instituído em 2012 pela TV Gazeta Sul, com o objetivo de divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental, premiando empresas, instituições, escolas e pessoas da sociedade sul capixaba, que destacam-se por praticar ações de proteção, recuperação, preservação e cuidado com o meio ambiente. O foco do Prêmio é difundir as “Experiências de sucesso no uso sustentável, preservando e recuperando os recursos naturais (solo, água, fauna e flora)”, envolvendo em especial produtores rurais, prefeituras, escolas e sociedade, despertando as pessoas para a importância do uso consciente e sustentável dos recursos naturais. Serão contempladas no prêmio as categorias: Educação; Sociedade Civil; Produtor Rural; e Prefeitura Municipal, com ações ambientais nas áreas de abrangência das Bacias Hidrográficas dos Rios Itapemirim, Itabapoana, Beneventes, Rio Novo e das lagunas costeiras.

Sustentabilidade?

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas a sustentabilidade

– Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.

– Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

– Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

– Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

– Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

– Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

– Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

– Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Benefícios

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Objetivo?

O Prêmio Sustentabilidade tem como objetivo divulgar, valorizar e incentivar as boas práticas de recuperação, educação e preservação ambiental. Fazer com que as sociedade entenda da importância da colaboração de cada um para a preservação e manutenção do Meio Ambiente. A ideia é a multiplicação de ações de preservação quando divulgadas nos meios de comunicação. Assim cada um pode dar a sua contribuição.

O que nos move?

Desenvolver o papel com as questões sociais dando visibilidade e valorizando as ações voltadas para o meio ambiente. Sensibilizamo-nos com a sustentabilidade e esperamos também que a escassez de água que estamos passando nos últimos tempos também sensibilize as pessoas a ter mais cuidado com a natureza, que preservem e que entendam que tudo é finito.

Publicidade
Top