Em sua sexta edição, o Prêmio Sustentabilidade – Troféu Biguá, promovido pela TV Gazeta Sul, está contemplando em 2017 ganhadores de quatro municípios da região sul do Estado: Iconha, Itapemirim, Iúna e Jerônimo Monteiro, nas respectivas modalidades Sociedade Civil, Empresa Privada, Produtor Rural e Escola. Além do troféu e da bonificação de R$ 2.000,00, os premiados deixam como legado para a sociedade exemplos de práticas que podem se multiplicar e ajudar na preservação dos recursos naturais da região.
Sociedade Civil
1º lugar: Associação dos Moradores de Palmeiras
Fossas Biodigestoras
Local: Mimoso do Sul
O Projeto consiste na construção de fossas biodigestoras nas propriedades rurais da comunidade de Palmeiras, em Mimoso do Sul. A comunidade enfrentava sérios problemas ambientais e sociais pela poluição dos mananciais por causa do esgoto doméstico. Foram construídas 220 fossas na comunidade, que ajudaram na despoluição dos córregos e rios. Além, disso foram realizadas oficinas e cursos para incentivar a diminuição de uso de agrotóxicos na região.
Contato: Isaque Teodoro (28) 9 9882-5302 / 9 9976-6426 [email protected]
Sustentabilidade, um modelo simples de reaproveitamento com consciência
Local: Cachoeiro de Itapemirim
O Projeto consiste em transformar resíduos orgânicos e químicos em insumos usados no próprio estabelecimento. Os resíduos químicos como óleo vegetal, sebo, gordura de natureza orgânica é utilizada na fabricação de sabão, que é usado para lavar as calçadas e o chão da própria churrascaria.
Contato: Deivid Pedroza da Silva (28) 9 9983-6430 / 3526-0666 [email protected]
Empresa Privada
1º lugar: Churrascaria Cruzeiro do Sul Ltda
Produtor Rural
1º lugar: Pedro Bortolotti Menegardo e Vicentede Paulo Bortolote Menegardo
Sitio das Oliveiras – Vencendo Obstáculos com Sustentabilidade no Meio Rural
Local: Rio Novo do Sul
O Projeto apresenta ações de produção sustentáveis na propriedade do senhor Pedro Bortolotti Menegardo, na Comunidade de São Vicente, em Rio Novo do Sul. As ações mostram como é possível produzir, gerar emprego e renda no meio rural preservando o meio ambiente. Ao longo dos anos o agricultor conseguiu várias parcerias das quais fizeram surgir uma série de trabalhos como: visitas técnicas na propriedade; suporte para trabalhos técnicos e científicos de universidades e escolas, doação de sementes, plantio de palmáceas (juçara) consorciada com frutíferas e café; agroindústria de polpa de frutas; aproveitamento de resíduos da agroindústria de polpa de fruta nos processos produtivos da propriedade.
Contato: Pedro Bortolotti Menegardo (28) 9 9944-1918 [email protected]
Árvore do Consumo Consciente
Local: Cachoeiro de Itapemirim
O Projeto consiste no aprendizado de atitudes e valores dentre eles: aprender a ser solidário, escutar e respeitar o próximo, não promover o desperdício e preservar a natureza. Os alunos são inseridos em uma série trabalhos como agentes ecológicos, que começam a passar os ensinamentos aprendidos na escola para a família e comunidade. Os estudantes dão orientação sobre a destinação correta do lixo; arrecadam latinhas que são vendidas e a renda é revertida em brinquedos e cestas básicas para famílias carentes; entre outras ações. Além, de envolver a escola na questão ambiental, o projeto fez com que os alunos aumentassem a percepção a respeito do seu poder de intervenção no mundo, focados em ações novas e sustentáveis.
Contato: Luizette Azeredo Bittencourt 3522-1071 [email protected]
Escola
1º lugar: IPE – Instituto de Pesquisas Educacionais
Órgão Público
1º lugar: Prefeitura Municipal de Iconha
Plantando Árvores e Colhendo Água e Vida: recuperação de mananciais em comunidades rurais do município de Iconha
Local: Iconha
O Projeto teve como intuito contribuir para a recuperação/preservação dos mananciais no município de Iconha, através do reflorestamento de nascentes, matas ciliares e área de recarga, em propriedades rurais localizadas em pontos estratégicos para a recarga hídrica do município. Além disso, foram realizadas palestras informativas com os produtores rurais mostrando a importância da preservação dos recursos hídricos no contexto ambiental e produtivo das propriedades.
Contato: João Paganini (28) 3537-2003 / 3537-2165 [email protected] [email protected]