
Foto: reprodução TV Gazeta Sul
Alunos aprendem técnicas de agricultura orgânica na Escola Família Agrícola
Durante uma semana os alunos ficam na escola, tendo aulas teóricas e práticas. Na outra, estão em casa, com a família, repassando os conhecimentos adquiridos. O sistema chamado Pedagogia da Alternância é utilizado na Escola Família Agrícola Monte Belo, em Mimoso do Sul. E usando técnicas que priorizam a sustentabilidade vem alcançando excelentes resultados.
A coordenadora pedagógica da escola, Simone Ferreira Ângelo, explica que o modelo possibilita que os jovens de áreas rurais permaneçam no campo, mas tendo total acesso à educação. ” Esse sistema é importante porque oportunizou que os jovens não saíssem das suas comunidades para poder estudar. A gente entende que quando o jovem sai da comunidade para estudar numa cidade, geralmente esse jovem não volta, ele começa a perder as suas raízes”, diz.
É exatamente o que a jovem Giovana Theodoro, aluna da escola, não quer. Pelo contrário, ela se dedica e aprende sobre agricultura orgânica com intuito de permanecer no campo. ” Não tem como explicar. Eu amo essa área porque é a nossa vida isso, eu sempre gostei”, afirma.

Foto: Wallace Hull
O projeto foi vencedor na categoria Escola
O sistema de cultivo sem uso de agrotóxico é prioridade na Escola Família Agrícola de Monte Belo. Através de técnicas simples, os alunos aprendem que é possível produzir sem agredir o meio ambiente e a saúde dos consumidores dos alimentos.
“Não dá para desenvolver o meio mais de qualquer maneira, a gente sabe disso e tem pago por isso. Então para se desenvolver o meio, seja ele economicamente ou socialmente, tem que passar pela questão ambiental. Os projetos que nós desenvolvemos estão ligados à questão da sustentabilidade”, afirma o diretor da escola, Edson Moreno.
Os resultados já podem ser vistos nas propriedades dos pais dos alunos. O produtor Airton Santos hoje utiliza uma inseticida orgânico nas hortaliças, que aprendeu a fazer com o filho. E a plantação está livre de veneno. “Eu tinha um conhecimento, mas muito pouco. Ele que está ajudando a primorar e a gente está aplicando aqui”, conta.
O projeto Pedagogia da Alternância: educação para sustentabilidade da vida” foi o vencedor do Prêmio Biguá 2019 na categoria Escola.
*Com informações da TV Gazeta Sul