Read Carefully

Foto: reprodução TV Gazeta Sul
Alunos da rede municipal participam do plantio de árvores
As crianças se divertem e aprendem ao mesmo tempo, enquanto ajudam o meio ambiente. Alunos da Escola Municipal de Flexeiras, em Atílio Vivácqua, estão contribuindo para o reflorestamento de uma área numa propriedade rural do município. Além de plantar as árvores, acompanham o desenvolvimento delas.
“Com isso a gente vai ter a oportunidade de voltar e dar continuidade nesse processo, porque eles estão pequenos, eles vão crescer e ter a oportunidade de conhecer o desenvolvimento da planta, o que é importante para o meio ambiente e vai ser importante para o futuro deles também”, explica a professora Gessiara Dalvi.

Foto: Wallace Hull
O projeto recebeu o Troféu Biguá na categoria Prefeitura Municipal
Essa ação é parte do projeto Ecocidadão Atiliense, que começou a ser desenvolvido pela prefeitura da cidade em 2016. ” Nós vimos que faltava algo para o cidadão fazer essa conexão com a natureza, então nós começamos em várias linhas. E o ponto principal é na escola e no produtor rural”, diz o secretário de Meio Ambiente Márcio Menegussi Menon.
A Polícia Militar Ambiental também participa desse trabalho. “A criança é como se fosse uma esponjinha, que consegue absorver todo conhecimento e mais elas gostam de colocar em prática tudo aquilo que elas aprendem”, afirma a sargento Ingrid.
Coleta seletiva
Outra ação é a distribuição de pontos para coleta de lixo reciclável pelo município. O material separado pela comunidade vai para a Associação de Catadores de Atílio Vivacqua. Por mês, são recolhidos 15 mil quilos, o que representa uma diminuição de 7% no valor de resíduos colocados no aterro sanitário.

Foto: reprodução TV Gazeta Sul
17 mil quilos de lixo passam pela Associação de Catadores de Atílio Vivacqua
De acordo com o presidente da associação, Alcebíades Gomes Moreira, seis famílias trabalham hoje no local. E esse número pode aumentar. “Hoje, com as máquinas, agregou valor. E com a quantidade de material que está vindo, o pessoal que trabalha aqui, essas seis famílias, agradecem. A tendência aqui é crescer e colocar mais pessoas para trabalhar”, diz.
O projeto Ecocidadão Atiliense foi vencedor do Prêmio Biguá 2019 na categoria Prefeitura Municipal. ” Atílio Vivacqua já consegue respirar um pouco melhor com esse projeto. É como uma caldeira que precisa de lenha para queimar. Toda vez que a gente faz esse trabalho com uma criança, acende aquela vontade, e nos dá força para continuar”, finaliza o secretário de Meio Ambiente, Márcio Menegussi Menon.
*Com informações da TV Gazeta Sul