
Foto: Reprodução TV Gazeta Sul
Os alunos do Ifes montam os aquários e dão assistência nos locais que recebem o projeto
Lixo Eletrônico – um problema que só aumenta com o passar do tempo e com o desenvolvimento de novos aparelhos tecnológicos. Mas, um projeto desenvolvido no campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), enxergou nas carcaças de televisores e monitores de computador antigos um novo uso.
“De início eu percebi uma quantidade muito grande desse lixo eletrônico em locais inadequados. Daí eu pensei: precisamos resolver esse problema. E como resolver esse problema junto com a comunidade? Transformar num aquário. É minha área, é possível, vamos trabalhar nesse sentido”, conta o professor Thiago Bernardo de Souza, que deu início ao projeto “BioTV Interativa”, vencedor do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2019 na categoria Ensino Superior.
São os alunos dos cursos de Engenharia de Aquicultura e Ciências Biológicas do Ifes que montam os aquários e dão assistência nos sete locais onde eles já foram instalados. A BioTV atualmente está em escolas, lares de idosos, entre outras instituições.

Foto: Wallace Hull
O projeto BioTV Interativa ficou em primeiro lugar na categoria Ensino Superior

Foto: Reprodução TV Gazeta Sul
Reservatório de água na propriedade que recebeu o plantio de árvores, em Jerônimo Monteiro
Plantio de árvores
Foi quando o produtor soube que os estudantes do Ifes estavam procurando um local para o plantio e resolveu ceder a área.”Eu acho isso importante, não só a preservação como a participação das crianças nesse ato. Se plantar e cuidar a gente vai ter resultado. E a água está ali de testemunha para quem quiser ver”, conclui André.