Menu Principal

Siga nossas redes sociais:

Projeto Geração Sustentável vence na categoria Sociedade Civil

Shares
Read Carefully

Foto: Reprodução TV Gazeta Sul
Quatro agroindústrias funcionam na comunidade gerando emprego e renda

“Será que a roça é tão ruim assim? Será que não conseguimos fazer nada de bom na roça?”. Esse questionamento foi fundamental para para uma mudança enorme na comunidade de Feliz Lembrança, interior de Alegre. Os jovens que antes tinham vergonha de morar no campo resolveram transformar o lugar de maneira sustentável e envolveram todos os moradores.

O início foi há 15 anos, com uma ação simples. “A primeira ação que a gente fez foi a questão do lixo na comunidade. Um grupo de jovens se reuniu, recolheu todo o lixo, conscientizando as famílias. E a partir daí a luz acendeu e foram surgindo novas ações. A gente viu que era necessário a gente fazer e não só ficar pensando e reclamando”, conta Fábio de Souza Silva, produtor rural.

Depois disso, eles descobriram uma nova forma de produzir: a agroecologia. O cultivo de produtos orgânicos ganhou espaço e as lavouras foram diversificadas. “Era o café só para o ano todo, agora tem muitas qualidades de plantas, tem palmito, o mamão, tem mandioca, tem verdura. Isso daí foi uma coisa que mudou muito a nossa vida. Temos muitas nascentes de água e a gente chegou a conclusão que com veneno não dá”, afirma a agricultora Luciene Azevedo Abreu.

Foto: Wallace Hull
O Projeto Geração Sustentável venceu na categoria Sociedade Civil

Com maior variedade de produtos à disposição, nasceram quatro agroindústrias. Em 10 meses, os moradores movimentaram 1,5 minhão de reais. E juntos compraram mais 144 hectares de terra para que mais 30 famílias passem a morar em Feliz Lembrança.

E para completar, a comunidade ganhou fossas sépticas. “Com isso agora as nossas águas vão ficar cem por cento tratadas, o pessoal vai tomar banho nos córregos sem problemas, as nascentes vão ficar protegidas desses resíduos, e isso para a nossa comunidade é muito importante”, afirma Paulo Gonçalves Azevedo, presidente da Associação de Moradores

O projeto Geração Sustentável foi o vencedor do Prêmio Biguá de Sustentabilidade de 2019 na categoria Sociedade Civil.

*Com informações da TV Gazeta Sul

Publicidade
Top