A semana do Meio Ambiente de 2019 será marcada pela nova Expedição do Rio Itapemirim. O projeto está sendo resgatado pela TV Gazeta Sul. No dia três de junho, uma equipe formada por 20 profissionais da área ambiental e jornalistas vai começar a percorrer a bacia do Rio Itapemirim, que compreende 17 municípios. O mesmo trajeto foi feito há cerca de 15 anos.
“A primeira expedição foi bem impactante porque todo mundo se uniu pela primeira vez em prol do Rio Itapemirim, pela primeira fez expedicionários percorreram toda extensão do rio, fazendo análises que mostraram a riqueza da fauna e flora, e também os desafios enormes que tínhamos pela frente. Não tem como a gente não voltar lá agora e ver como está”, afirma a editora chefe da TV Gazeta Sul, Raquel Marques.
Na época, além das reportagens exibidas, um vídeo ambiental foi distribuído em várias escolas. Os pesquisadores foram até áreas onde o homem não podia chegar, encontraram uma variedade de plantas exóticas que surpreendeu. Mas também identificaram o uso indevido de agrotóxico em propriedades localizadas às margens do curso d’água. E o lançamento de esgoto e lixo diretamente no Rio Itapemirim, em várias cidades.
A professora do Instituto Federal do Espírito Santo, em Alegre, Karla Maria Pedra de Abreu, também vai participar da expedição e conta que o que espera ver durante os dias de trabalho. “A gente infelizmente vai encontrar muitos impactos, mas também temos a expectativa de encontrar espécies ameaçadas de extinção e que são fundamentais para o funcionamento dos ecossistemas”, diz.
No mês seguinte, um seminário com os resultados da Expedição do Rio Itapemirim será realizado em Cachoeiro de Itapemirim.