O jornalista André Trigueiro foi o palestrante do lançamento do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2019. O evento, promovido pela Rede Gazeta em Cachoeiro de Itapemirim, aconteceu nesta sexta-feira (26), no auditório do Sest Senat, no bairro Aeroporto. O tema da palestra foi “Sustentabilidade na prática”. Trigueiro lembrou que de toda água no país, 70% estão concentradas na região norte, onde vivem apenas 8% da população. Enquanto isso, em outras regiões mais populosas, a falta de água é crescente. “Não é uma tarefa apenas de governos, de empresa, a gente está falando de igrejas, sindicatos, associações, mídia, escolas, universidades, pessoas físicas, todos nós, sem exceção. Todos nós precisamos fazer a nossa parte. Nós somos profundamente dependentes dos recursos naturais não renováveis fundamentais à vida e eles estão em risco”, disse.
Ele apontou caminhos como a captação da água de chuva nas edificações, além do reuso da água. “Meu desafio como jornalista é transformar o olhar das pessoas”, disse. Segundo ele, é possível enxergar utilidade para o lixo e até mesmo para o esgoto – o que já é feito por alguns produtores rurais, por exemplo, através de biodigestores que transformam os excrementos em fertilizantes naturais.
Outro paralelo traçado pelo jornalista é que muitos produtores rurais e governantes ainda enxergam as florestas como um obstáculo para a expansão rural. Para ele, é justamente o contrário. André Trigueiro citou que, de acordo com pesquisas de órgãos ambientais, por dia, a Amazônia produz de chuva a água equivalente ao rio São Francisco. E a participação do setor agrícola é fundamental, já que se trata do setor que mais demanda água no país.
Referência em Jornalismo Ambiental
André Trigueiro é jornalista e pós-graduado em gestão ambiental, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio. É reconhecido nacionalmente pelo trabalho nesta área e já conquistou mais de 40 prêmios, com reportagens especiais sobre sustentabilidade e com o programa semanal “Cidades e Soluções”, exibido pela Globo News. Atualmente, ele é editor-chefe do programa.
O jornalista também publicou vários livros com temáticas voltadas para o meio ambiente. Entre eles, “Cidades e Soluções – Como construir uma sociedade sustentável”, da Editora Leya, em 2017; “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise, pela Editora Globo, em 2012; “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação”, no ano de 2005, também pela Editora Globo.