Churrascaria não desperdiça sobras de alimentos e meio ambiente agradece
Algumas pequenas ações podem contribuir muito para a sustentabilidade do planeta. Em Cachoeiro de Itapemirim, uma conhecida churrascaria tem dado exemplo de como evitar o desperdício, economizar produtos de limpeza e ainda ajudar na proteção ao meio ambiente. A receita é simples: ao invés de descartar as sobras da cozinha e das mesas dos clientes, reaproveitá-las na alimentação de animais e na produção de sabão, que é feito a partir do óleo usado nas frituras das iguarias servidas no restaurante.
A iniciativa da churrascaria Rio Grande, premiada em 2014 com o Troféu Biguá, utiliza as sobras de produtos orgânicos, como verduras, legumes e frutas, na alimentação de porcos. Assim, fecha-se um ciclo. Os alimentos vão para a mesa do cliente, as sobras alimentam os porcos, que voltam como proteína animal para a mesa dos clientes. Todo processo recebe acompanhamento veterinário, que atesta a qualidade da carne servida na churrascaria.
Por outro lado, a gordura e o sebo resultante das atividades da cozinha do restaurante são reaproveitados na produção de sabão, que também retorna à churrascaria para a limpeza de piso, calçadas e dos utensílios usados no preparo dos pratos. Esse processo evita que o sebo das carnes e o óleo de cozinha queimado, um produto altamente poluente, sejam despejados nos ralos das pias e atinjam a rede coletora de esgoto da cidade.
Segundo o gerente da churrascaria, Joaquim de Castro Sousa Filho, a coleta das sobras de alimentos é feita semanalmente. Os rejeitos vão para uma fazenda de propriedade da própria empresa, que fica na localidade de Desengano, próxima à rodovia que liga Cachoeiro ao município de Muqui. “A iniciativa traz economia para a empresa e protege o meio ambiente” – atesta Joaquim.
Crédito das Fotos: Deivid Pedroza da Silva