Menu Principal

Siga nossas redes sociais:

Recuperação dos recursos hídricos no Espírito Santo.

Shares
Read Carefully

A Rede Gazeta possui ligação de longa data com a temática da recuperação dos recursos hídricos no Espírito Santo, tendo sido incentivadora e divulgadora de várias inciativas próprias e de terceiros que tiveram como finalidade a melhoria da situação das águas no Estado.

Em mais uma destas iniciativas, a TV Gazeta Sul criou o “Prêmio Sustentabilidade – Troféu Biguá” com o objetivo de divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental.  Em 2017, se comemora a quinta edição do Prêmio que destaca “Experiências de sucesso no uso sustentável, preservação e recuperação do solo e das águas”, envolvendo em especial, agricultores, indústrias, construção civil, escolas e todos aqueles que tenham iniciativas de preservação do solo e das águas.

No Sul do Estado, a seca volta a preocupar. Dos 28 municípios alcançados pela TV, sete já enfrentam problemas novamente por conta da longa estiagem. São eles: Muqui, Vargem Alta, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Alegre e Jerônimo Monteiro. De outro lado, a situação dos rios só piora, principalmente, a do Rio Itapemirim que enfrenta uma série de problemas causados pelo desmatamento, lançamento de resíduos e assoreamento.

Desde 1990, a Rede Gazeta acompanha a temática ”Águas” no Espírito Santo com a formação, expansão e depois o encerramento das atividades do Consórcio Santa Maria-Jucu e depois o surgimento da política dos Comitês de Bacia Hidrográfica. A Rede organizou e participou da cobertura de uma série de expedições científicas em rios capixabas, inclusive, por duas vezes no Itapemirim, além do Santa Maria da Vitória, do Jucu e do Rio Doce.

Junto com o Instituto Ecobacia, a TV Gazeta esteve duas vezes na França, para documentar as “Lições do Rio Sena”, em 2009, com a jornalista Daniela Abreu, e em 2013, com Mario Bonella, para realizar a “Descida Ecológica do Rio Sena”, ambas em parceria com o cinegrafista Secundo Rezende, e ganhadoras de menções honrosas no jornalismo regional e nacional.

Em 2015 a Rede Gazeta realizou o Seminário Balanço da Década da Água, que avaliou os avanços e desafios que restaram após o fim da Década da Água da Unesco, que se estendeu de 2005 a 2015. Neste encontro foram reunidos especialistas locais, nacionais e internacionais (como o francês representante do projeto vitorioso de recuperação do Rio Sena e a especialista brasileira que trabalha na ONU Água, na Itália).

Numa iniciativa inédita a Rede Gazeta e o Instituto Ecobacia apresentaram à Assembleia Legislativa do Espírito Santo a proposta, prontamente aceita e aprovada, de instituir a Década Estadual da Água, de 2015 a 2025, como forma de garantir a continuidade dos esforços regionais para que o nosso Estado possa superar suas deficiências nesse campo.

Coube à Rede Gazeta a honra de sediar em 2016 o 1º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (Enecob), evento nunca antes realizado no Estado, e em 2017 realizar a 2ª edição do evento para continuidade do tema na pauta do Estado.

Essa intensa movimentação institucional da Rede tem sido acompanhada de um esforço editorial dos seus veículos para que o tema água tenha uma cobertura jornalística completa e abrangente. Mas, a campanha de valorização da água, especialmente em tempos de crise hídrica, não para por aí, pois a Gazeta acabou de lançar a campanha “Água, fonte da vida e da riqueza”, uma série de vídeos que estão sendo exibidos ao longo do segundo semestre deste ano com aspectos cotidianos da presença da água na vida e na economia da nossa comunidade.

Todas essas iniciativas fazem parte de uma estratégia da Rede, consciente de seu papel como geradora de conteúdos que favoreçam a auto compreensão da sociedade, para que a comunidade capixaba aproveite esse cenário de crise hídrica para estreitar sua relação com o futuro sadio para si e para as águas do Espírito Santo.

O troféu Biguá reforça a estratégia da empresa e desperta as pessoas para a importância do uso racional e sustentável dos recursos naturais, reuso de água e resíduos, evitando o desperdício. Envolve os moradores dos 28 municípios da área de cobertura da TV Gazeta Sul na preservação das bacias hidrográficas dos rios Itapemirim, Itabapoana, Beneventes e lagunas costeiras, uma relevante contribuição para a sustentabilidade local.

Leticia Lindenberg – Diretora de Transformação – Rede Gazeta

Publicidade
Top