Meio ambiente retratado em audiovisuais envolve alunos, professores e órgãos públicos
Um projeto de produção audiovisual mantido pelo município de Guaçuí desde 2013 tem chamado atenção pela forma inovadora com que promove a cidadania e a responsabilidade ambiental, especialmente nas escolas do município. Vencedor do Troféu Biguá 2015, na categoria “Órgão Púbico”, a “Mostra de Vídeos Curtas Ambiental”, realizada pela Prefeitura Municipal, chegou este ano à sua 5ª edição, envolvendo alunos e professores nas produções de vídeos que abordam temas sobre meio ambiente e sustentabilidade.
A iniciativa da Prefeitura extrapolou as fronteiras de Guaçuí, cidade localizada no Caparaó capixaba. Em 2014, sete trabalhos apresentados na segunda edição do evento participaram da 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde – dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura. Foram as únicas produções do Espírito Santo que estavam presentes no Circuito, que conta com projetos de diversas instituições renomadas, como, por exemplo, o Greenpeace.
Ainda em relação ao Troféu Biguá, em 2015 o município também ficou com os 2º e 3º lugares na categoria escola/educação ambiental, representado pela Escola Municipal Deocleciano de Oliveira e pelo Colégio Israel, respectivamente.
O futuro em nossas mãos
E este ano, no dia 1º de junho, foi realizada a 5ª edição da Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, no Teatro Municipal Fernando Torres, que abriu oficialmente a 27ª Feira do Verde, com o tema “Mata Atlântica: o Futuro em Suas Mãos”. Mais uma vez o evento envolveu diretores, professores, alunos e equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na pré-produção, produção e finalização dos curtas, durante três meses.
Na abertura do evento, foi apresentada a real situação de degradação da Mata Atlântica, com dados atualizados em todo o Brasil e, em especial, no Espírito Santo. Também foi discutida a importância da Mostra e os motivos que levaram à escolha do tema. Na sequência, foram exibidos os sete curtas-metragens que foram, posteriormente, submetidos à avaliação de júri especializado.
A competição ocorreu nas categorias Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Alinhamento ao Tema, Melhor texto original, Prêmio especial Indicação do Júri e Grande Vencedor. E a grande vencedora foi a Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, que criou um mundo de fantasia para passar sua mensagem no vídeo “Guardião da Floresta”, que também levou os prêmios de Melhor Vídeo – Júri Técnico, Melhor Fotografia e Melhor Texto Original.
Os outros vencedores da noite foram o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Monsenhor Miguel de Sanctis – Escola Viva (Melhor Roteiro), com o filme “Herança”; Colégio São Geraldo (Melhor Edição), com o vídeo “Sonhando Acordado”; e Escola Municipal Deocleciano de Oliveira (Melhor alinhamento ao tema e Prêmio Especial do Júri), com o curta “Beijo da Morte”.
Também participaram e receberam certificados de participação a Escola Municipal Professora Elvira Bruzzi, do distrito de São Pedro de Rates, com o vídeo “Reservas de Vida”; Escola Municipal Isaura Marques da Silva (Caic), com o filme “A Prova”; e Escola Municipal José Antônio de Carvalho, do distrito de São Tiago, com o filme “Mãe Natureza, Vem nos Salvar”. A premiação foi entregue no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, no Teatro Municipal Fernando Torres, com as presenças do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do secretário estadual do Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira.
Legenda Foto Troféu Biguá (Foto: Arquivo PMG)
Equipe da prefeitura presente à premiação do Troféu Biguá, em 2014.
Legenda Foto 5ª edição (Foto: Aquivo PMG)
O projeto Mostra de Vídeos Curtas Ambiental este ano chegou a sua 5ª edição.