Menu Principal

Siga nossas redes sociais:

Criador do Guaçu-Virá, Dueñas: um argentino visionário

Shares
Read Carefully

Criador do projeto Guaçu-Virá, o argentino Julio Dueñas tem uma história de vida que enche de orgulho todos aqueles que o conheceram. Sua trajetória em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade rural começou ainda na década dos anos 1960, na província de Córdoba, na Argentina.

Formado em Educação Física e Engenharia Mecânica, Dueñas sempre se interessou pela saúde do planeta. Em Buenos Ayres, casou-se com uma artista plástica e estava bem empregado, quando resolveu mudar completamente a sua rotina de vida. Chamou os amigos e propôs a aquisição de um sítio para criarem uma espécie de sociedade alternativa, onde viveriam em comunidade e produziriam de forma orgânica os alimentos para o próprio consumo. O excedente venderiam ao mercado. No início, apenas cinco famílias toparam o negócio.

Foram então para o interior de Córdoba, onde iniciaram um projeto ousado de sustentabilidade rural que avançou tanto que chegou a incomodar a ditadura militar que governava a Argentina nos anos 1960. Passados cinco anos, já com 12 famílias na comunidade e a produção indo de vento em popa, foram taxados de comunistas e ameaçados de morte pela ditadura. Dueñas era considerado uma ameaça ao regime com suas ideias “revolucionárias”.

 

Avisado por um amigo de que estava prestes a ser preso e corria risco de morte, o engenheiro teve que deixar a Argentina do dia para a noite, pondo fim aos negócios e à comunidade que havia criado. Exilou-se então no Brasil, onde prosperou em Vitória (ES) como empresário do setor de esquadrias de alumínio.

Em 1991, estabilizado financeiramente, resolveu adquirir uma propriedade de 12 alqueires em Venda nova do Imigrante para tentar retomar seu antigo sonho de criar uma comunidade sustentável.  Anos depois, montou no local uma pequena fábrica de macarrão. O negócio deu tão certo, que ele precisou separar administrativamente a parte fabril da propriedade do setor que desenvolvia projetos de sustentabilidade ambiental, criando a ONG Guaçu-Virá, que se tornou um ícone de sustentabilidade na região. Julio Dueñas faleceu em 2013, com 76 anos.

Publicidade
Top