Iniciativa da TV Gazeta Sul premia aqueles que se destacam na área ambiental
O mundo pode ficar melhor se todos pensarem mais no espaço que ocupam no planeta e na preservação dos seus recursos naturais. Esta afirmativa, longe de representar uma retórica de lugar comum, nunca esteve tão em evidência. As respostas da natureza aos maus tratos que vem recebendo da humanidade estão aí para provar que alguma coisa precisa ser feita – e com certa urgência – para reverter o quadro de degradação ambiental que se encontra grande parte do território sob a influência do homem.
Esta tarefa, entretanto, não cabe apenas ao Estado e seus entes. Cada pessoa ou empresa pode e deve contribuir. Com esta visão estratégica e propositiva, a TV Gazeta Sul criou em 2012 o “Prêmio Biguá de Sustentabilidade”, que busca valorizar e incentivar a preservação ambiental, premiando empresas, órgãos públicos e pessoas da sociedade sulcapixaba que se destacam em ações de recuperação, preservação e cuidado com meio ambiente.
Todo ano, o Troféu Biguá tem despertado e ampliado o interesse de toda região sul do Espírito Santo para o tema ambiental, atraindo pessoas e organismos públicos e privados a participarem da premiação. São ações individuais e coletivas que contribuem para tornar a relação entre a sociedade e a natureza mais harmônica. Desde sua criação, algumas dezenas de projetos foram inscritos, sendo que mais de 30 desses foram contemplados com a premiação, nas mais diversas áreas, como educação, agricultura, industrial, saneamento, agroecologia, etc.
Dessa forma, experiências bem sucedidas no uso racional da água, de conservação do solo, reaproveitamento de resíduos sólidos, e na preservação das nossas bacias hidrográficas, entre muitas outras, têm sido difundidas pela TV Gazeta Sul e demais veículos de comunicação da Rede Gazeta.
“Além de promovermos uma ação de cidadania e respeito ao meio ambiente, lançamos luz sobre essas iniciativas para que sejam multiplicadas. A TV Gazeta Sul tem orgulho de poder estar dando essa contribuição para ajudar a solucionar um problema tão grave, que é a exaustão de nossos recursos naturais” – destaca Maria Helena Vargas, diretora regional da TV Gazeta Sul.
Dedicação e profissionalismo
A cada edição do Troféu Biguá, o trabalho dos profissionais da emissora é intenso. A premiação mobiliza os setores de jornalismo, marketing e comercial da TV, que não medem esforços para que o projeto esteja sempre evoluindo e conquistando a simpatia da população. Para tanto, a equipe de jornalismo da TV percorre centenas de quilômetros em busca de informações sobre as iniciativas dos participantes, produzindo matérias que lançam luz sobre suas ações.
A parceria com os patrocinadores também é importante para manter o projeto e a proposta de preservação dos recursos naturais em evidência. Além de valorizar ampliar o recall suas marcas, o Troféu Biguá oferece a oportunidade de estarem inseridos como protagonistas de ações que trazem mudanças de conceitos e atitudes em prol do bem estar das futuras gerações.
Biguá
O Biguá foi escolhido para representar o projeto de premiação ambiental da TV Gazeta Sul por ser uma ave muito comum nas bacias hidrográficas da região sul, em especial a do Rio Itapemirim. É a única que ocorre no Brasil do grupo dos cormorões, conhecidos como ótimos mergulhadores. O macho adulto mede 75 centímetros e pesa até 1,3 quilo.
Sua alimentação é feita basicamente com peixes, fazendo com que seja adepta às pescarias coletivas e estratégicas. Apesar de ser um exímio pescador, quando o biguá mergulha, seus excrementos soltam uma enzima que ajuda na manutenção da população de peixes.
Pedras, árvores e estacas à beira d’água são lugares bastante procurados pelo biguá para descansar e secar suas penas, enquanto que matas alagadas e matas ciliares, por vezes colônias de garças, são os habitat preferidos para nidificar sobre as árvores. A incubação de seus pequenos ovos, cobertos por uma crosta calcária branco-azulada, dura em torno de 24 dias.