Quem não quer ser lembrado? E ser o mais lembrado? Como é bom ser referência na mente das pessoas, não é verdade? Só que, assim como nas relações pessoais, para ser referência é preciso muito esforço, dedicação e comprometimento.
E comprometimento foi o que não faltou para 51 empresas de Cachoeiro de Itapemirim. Todas foram as mais citadas, em seus respectivos segmentos, na pesquisa recall realiza pelo Instituto Futura. Empresas que crescem junto com a maior cidade do sul do Espírito Santo.
Em recente pesquisa divulgada no fim do mês de agosto pelo IBGE, Cachoeiro de Itapemirim apareceu na liderança com mais de 208 mil habitantes e só perde para os municípios da Grande Vitória. São cerca de 20 mil pessoas a mais na cidade de 2010 para cá. É a 5ª maior população do Espírito Santo. E na cidade onde cresce o número de habitantes encontramos uma economia que segue no mesmo ritmo e que tem, nos setores de rochas, de comércio e de serviços os seus grandes aliados. Terra de 152 anos e de gente acolhedora, que tem orgulho de viver na cidade carinhosamente conhecida como “Capital Secreta do Mundo”.
E é neste município, que cresce a cada dia, que estão empresas vencedoras, de marcas tradicionais com décadas de existência, enquanto outras chegam mostrando que é preciso inovar, sempre!
E foi olhando para o futuro que o Prêmio Gazeta Empresarial foi realizado, mais uma vez, em Cachoeiro de Itapemirim. Já são 18 anos de um prêmio que sabe que uma marca forte pode ser um dos segredos para um negócio promissor.
“Faz parte do DNA da Rede Gazeta contribuir para o fortalecimento do mercado e das empresas locais. Há 31 anos na região sul do estado, a TV Gazeta Sul tem uma trajetória que se mistura com a história das principais empresas da região. Hoje, além de ser um instrumento de medição, o prêmio é símbolo de reconhecimento das marcas que se diferenciam no mercado sul capixaba”, analisa a diretora da TV Gazeta Sul, Maria Helena Vargas.
Um instrumento que pode ser determinante em um mundo de constantes e rápidas transformações onde novas marcas, produtos e serviços surgem a todo momento e disputam a atenção e a preferência dos consumidores. Nesse contexto, ser uma marca forte, referência no seu segmento, torna-se ainda mais necessário.
“Em um cenário de tantas escolhas e alternativas, o desafio de manter sua marca relevante aumenta. Alguns estudos apontam caminhos para a sobrevivência das marcas, como estabelecer uma relação de confiança com os consumidores, agregar valor para a comunidade, ter um propósito bem definido e coerente com seu negócio, manter-se atualizada e contribuir com causas relevantes para o mundo. Esses são alguns caminhos trilhados pelas marcas de sucesso”, revela Maria Helena.
E nesse caminho de sucesso encontramos marcas que ultrapassam os 70% de recall, enquanto outras perdem mercado para o concorrente ano após ano. Por isso, aquele velho ditado: “Quem não é visto, não é lembrado” nunca esteve tão atual, como ressalta o gerente comercial da TV Gazeta Sul, Bruno Passoni.
“A marca é o DNA da empresa. É o que conecta o cliente ao produto. Na hora de decidir onde comprar, o cliente tende a escolher aquelas empresas que vêm primeiro à cabeça, estabelecendo uma relação de fidelidade com a mesma. Dessa forma, essa lembrança forte neutraliza a percepção de concorrentes sendo menos suscetível a ações da concorrência”.
E se você está na lista daqueles que ainda precisam conquistar o consumidor em tempos de tantas mudanças e transformações, então vai uma dica.
“No mercado altamente competitivo que vivemos, as empresas que se destacam possuem características que as diferenciam das demais. Busquem traçar um planejamento estratégico com diretrizes e objetivos bem definidos, com ações pensadas e projetadas para alcançar a meta e deter uma marca forte. A melhor forma de estar na mente do consumidor é ter uma marca forte”, finaliza Passoni.
A festa de premiação ocorreu no Athenas Multiespaço, em Cachoeiro, no dia 30 de agosto. Ao todo, 501 empresas subiram ao palco e puderam erguer o troféu de mais lembrada pelo consumidor em diferentes segmentos. Quase 500 pessoas participaram do evento que contou com shows de Paulo Ricardo e também da banda All Night. Os mais variados ritmos musicais tomaram conta do espaço onde os convidados puderam celebrar mais um ano de conquistas.