Ficção científica se torna realidade

Ficção científica se torna realidade

Os filmes de ficção científica são mais reais do que imaginamos. Muitos profissionais que parecem apenas existir no mundo cinematográfico já podem ser vistos em diversos negócios pelo planeta. Alguns, inclusive,  estão bem próximos de nós.

 

Em Vila Velha,  por exemplo, vive um trabalhador que tem como função “atacar” sistemas de empresas e encontrar vulnerabilidades. O hacker do bem Maycon Maia Vitali já atua há 12 anos como consultor de segurança. “Sou um profissional que testa se a empresa está suscetível a ataques hackers do mal”, conta o trabalhador, que tem a função de realizar, ainda, inventários periódicos sobre o sistema analisado. Com a popularização da internet, os crimes no ambiente virtual também começaram a ser um perigo para a sociedade.

Para ajudar no combate a esse tipo de violência ou a descobrir quem está por trás de fraudes e vazamento de dados no mundo digital, uma profissão que tem também ganhado importância é a de perito forense digital. Esse investigador trabalha encontrando provas em casos de ataques a servidores e invasões de contas bancárias, roubo de dados, pedofilia e outros crimes na rede.

 

Imagem relacionadaO consultor de tecnologia Gilberto Sudré explica que muitas profissões “do futuro” já  são realidade em algumas partes do planeta e vão se tornar muito valiosas. “Profissionais que sabem coletar, tratar, armazenar, proteger dados ficarão muito importantes, já que tudo está se tornando digital”, explica.

Ele também afirma que o mercado já está em busca de pessoas com capacidade para desenvolver novas funções para coisas simples. “Os computadores estarão em tudo. Nos óculos, no sapato, no interruptor. O trabalhador precisará lidar com essas novas ferramentas”, destaca ao acrescentar outra mudança importante no mercado de trabalho provocada pelas impressoras 3D. Ele diz que hoje esse sistema está num processo que equivale ao “jardim de infância” da tecnologia e que se tornará ainda mais robusto. “As pessoas terão uma impressora em casa para imprimir sua roupa, seu sapato, sua comida. Ela apenas comprará o equipamento. O que o mercado precisa, então? De pessoas que pensam no design, no modelo do produto e que possam desenvolver essas máquinas revolucionárias.”

Na Medicina, uma área promissora é da nanomedicina, que corresponde ao uso de nanopartículas, nanorobôs e outros elementos em escala nanométrica para curar, diagnosticar ou prevenir doenças. Ainda no setor da saúde, os profissionais de Farmácia e Bioquímica poderão se preparar para se tornarem bioinformacionista, que têm o papel de casar informações genéticas com a elaboração de medicamentos específicos para um determinado paciente.

Administrator

Deixe o seu comentário

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.