Notícias
Tudo que você precisa se informar
TECNOLOGIA BATE PONTO NA NOVA JORNADAS
Com a Quarta Revolução Industrial, o profissional deve estar preparado para lidar com as transformações no mercado de trabalho. De olho nesta nova tendência, as unidades de ensino já estão investindo em tecnologias, cursos e metodologias de ensino inovadoras para formar profissionais competitivos e alinhados com as exigências da Indústria 4.0. Com os pés no chão e a cabeça nas “nuvens”, “compartilhamos” com vocês as 100 profissões que estarão em alta na próxima década!
EDITORA DE CARDENOS ESPECIAIS: Tatiana Paysan

CONHEÇA SUA PROFISSÃO
Escolhemos mais de 100 opções para você tirar suas dúvidas
ACOMPANHE O RITMO DAS TRANSFORMAÇÕES
A revolução tecnológica tem atingido todos os setores produtivos e exigido dos profissionais mais conhecimento neste novo mundo digital. Algumas profissões estão convergindo para atender às necessidades desta nova era, mas outras simplesmente vêm deixando de existir. A nova modelagem do mercado de trabalho é inevitável, não dá para remar contra a maré.
Diante deste cenário, as faculdades estão em processo de renovação dos currículos para permitir aos alunos um contato mais direto com as demandas atuais das empresas.
As mudanças, aliás, têm começado ainda nas escolas de ensino básico, com criancinhas sendo preparadas desde cedo para entender melhor as competências que o mundo requer de um profissional.
Os desafios para crianças, jovens e profissionais mais velhos estão lançados. O maior deles é que não há uma fórmula do sucesso fechada. Mas uma das características que as empresas têm buscado nos profissionais é a capacidade de inovar, de criar e de pensar em novos produtos que ninguém ainda desenvolveu.
Todas as profissões têm sido impactadas pelo avanço da tecnologia. Em determinadas funções, robôs e computadores já conseguem desempenhar as tarefas de forma mais ágil que os humanos.
Especialistas já dizem que essa automação pode acabar com muitos empregos, mas ela é importante para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, que deixará de atuar em
operações que sempre deveriam ser executadas pelas máquinas.
Para ter espaço neste novo mundo em construção, o profissional terá de seguir uma jornada contínua por qualificação. Um requisito importante é transitar em diversas áreas de conhecimento, estar conectado ao mundo digital, ter domínio de diversos idiomas e apresentar conhecimentos de cálculos e de programação. Ao mesmo tempo, é preciso ampliar o horizonte no universo filosófico, político e social.
O Guia de Profissões traz essa análise com diversos especialistas e aponta também as possibilidades de qualificação para quem deseja caminhar rumo às tendências do futuro.
EDITORA:
Mikaella Campos
