Carreiras que andam juntas com a tecnologia

Carreiras que andam juntas com a tecnologia

Funções que parecem coisa de filme, mas já existem no mercado

 

  • Artista de efeitos visuais

Profissional responsável por criar animações geradas por computador e efeitos especiais para jogos, filmes, documentários e comerciais.

  • Artista gráfico 3D

Profissional que se dedica a criar animações e gráficos 3D, usando programas de ilustração, bem como produzir esculturas grandes ou pequenas de qualquer material.

 

  • Analista de segurança de informações

Profissional que detecta e impede ameaças cibernéticas em uma organização, descobrindo as fraquezas da infraestrutura (software, hardware e redes) e encontrando maneiras de proteger arquivos digitais e sistemas de informação contra acesso, modificação e/ou destruição não autorizados.

 

  • Arquiteto de sensores

Profissional responsável por especificar, arquitetar, prototipar e conduzir a implantação de vários sistemas de sensores em produtos.

 

  • Arquiteto de soluções

Profissional que se dedica a entender os problemas de uma empresa para propor a melhor solução tecnológica às necessidades do negócio. O arquiteto de soluções ajuda os programadores e gerentes de projetos na concepção e planejamento de projetos de qualquer tipo.

 

  • Engenheiro de modelagem 3D

Profissional responsável por elaborar modelos dinâmicos, materiais, desenhos de instalação de protótipo e demais ferramentas tridimensionais para oferecer suporte à construção do produto principal.

 

  • Engenheiro de testes de realidade virtual

Profissional responsável por conduzir testes em softwares de produtos para verificar se todos os componentes usados no sistema estão funcionando perfeitamente.

 

  • Profissional de big data

Com o grande volume de dados que circulam na internet, o analista de big data é uma das profissões mais importantes do atual momento. As empresas precisam de um profissional capacitado para organizar e gerenciar todas as informações coletadas, que precisam ser trabalhadas, analisadas e usadas em diferentes estratégias. O profissional deve ser especialista em interpretar esse material e extrair informações valiosas sobre tendências, reações, preferências e outros temas do mercado que podem influenciar em um negócio/empresa, para um melhor posicionamento.

  • Nanomédico

A aplicação de nanotecnologia no serviço de saúde humana é a arte desse profissional do futuro. Essa profissão consiste em utilizar nanopartículas e nanorobôs em uma escala nanométrica para curar, diagnosticar ou prevenir doenças. Esse especialista pode atuar em pesquisas, atendimentos em consultórios e diagnósticos. A nanomedicina é uma das grandes apostas da área para o futuro e vai desde a reparação de tecidos até o campo da genética, com o potencial de elevar a efetividade de cura e otimizar os recursos de saúde

 

  • Bioinformacionista

Profissionais que saibam casar informações genéticas com a elaboração de medicamentos e técnicas clínicas serão tendências daqui a alguns anos. O bioinformacionista também será responsável por mapeamentos genéticos para a prevenção de doenças, mas ainda há outras possibilidades de atuação, pois o uso da bioinformação é amplo e vai desde a identificação prévia de patologias até o sequenciamento genético de plantas. Esse especialista ainda terá um papel importante na indústria farmacêutica, já que os medicamentos serão feitos de acordo com os genes do paciente.

Young woman work with 3d printer

 

  • Perito Forense Digital

Esse perito é especialista em encontrar provas para crimes on-line e off-line e pode trabalhar em casos de ataques a servidores e invasões de contas bancárias, roubo de dados, pedofilia e outros crimes na rede, buscando evidências digitais para solucionar os casos.

 

  • Designer de realidade aumentada

O designer de realidade aumentada vai trazer para a visão, de uma forma virtual, mais informações que aquele espaço físico tem à primeira vista. Dentro da mesma lógica, vão surgir os curadores de obras de arte para realidade aumentada. O trabalho vai desde games, entretenimento, até conversas por meio de holograma.

 

  • Editor de DNA

Editar partes defeituosas do DNA substituindo por partes saudáveis será possível com tecnologias inteligentes. A técnica será feita por profissionais da saúde que se especializarem em entender como funciona a genética.

 

  • Designer de impressora 3D

A impressora 3D hoje já é realidade dentro das empresas, principalmente para criar moldes e protótipos. Mas no futuro, elas vão imprimir células e órgãos vivos ou até mesmo comida. Será necessário que designers saibam projetar esses tipos de produtos.

 

  • Desenvolvedor e operador de drones

Agricultura, indústria, entregas, lazer, transporte. Em 20 anos, os drones estarão em todos os setores da economia. Seja reduzindo o uso de agrotóxicos nas lavouras, seja monitorando os processos de produção ou levando compras para os consumidores. O profissional que desenvolve e faz a manutenção de drones vai ter muita demanda.

  • Professor-tutor    

Em alguns anos, será comum a figura do professor que vai se concentrar em traduzir, em material escrito, filmado ou falado, o conhecimento e repassar aos alunos até mesmo de forma holográfica.

Administrator

Leave a comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.