Só um lanchinho: o que comer antes de ir para o carnaval?

Frutas, sucos, águas aromatizadas e carnes magras são os mais indicados no pré-carnaval

Continua depois do anúncio

pedro_permuy

Autor: Pedro Permuy
([email protected])

Não tem nada pior do que circular por aí com a sensação de barriga cheia. Não que seja crime, mas é que a essa combinação no Sambão do Povo não é das melhores, já que por lá o samba toma conta dos movimentos e não deixa ninguém ficar parado. Mas, o que comer e beber para ter energia para fazer tudo isso e continuar com o shape definido?
O médico Paulo Lessa aposta em hidratação extrema, até porque estamos em uma temporada de calor excessivo. “Água de coco, sucos, blends de sucos e chás são ótimas opções para o folião tomar antes de cair no samba nos desfiles”, destaca.
Ele dá a dica de aromatizar a água: “Muita gente não gosta do ‘gosto’ da água. Misturar gengibre e hortelã, por exemplo, ajuda muito nesses casos”. Segundo ele, a hidratação deve ser redobrada caso o álcool faça parte da festa. Para cada dose de um drinque, a mesma medida de água deve ser ingerida.
Sobre os alimentos, o médico recomenda que sejam evitadas comidas pesadas até no almoço do dia do desfile – ou seja, cancela churrasco e feijoada. “O bom é apostar nas gorduras boas. Peixes assados, um salmão… Um abacate com castanhas… E para quem é mais focado, vale até levar um mix de castanhas para o Sambão e ir comendo ao longo da noite”, diz.
BATATA DOCE, INHAME OU MANDIOCA
Para a nutricionista Estela Reginatto, comer uma raiz antes da folia também pode ser uma boa pedida para os estoques de energia serem repostos. Isso porque a batata doce, o inhame e a mandioca são responsáveis por nos fornecer carboidratos “do bem”, que dão energia para o corpo.
“Lá, no Sambão, a pessoa vai ter um gasto calórico porque vai curtir a noite, então essa alimentação antes é importante. Essas raízes podem vir acompanhadas de carnes magras, como frango, e vegetais no azeite”, comenta.
Sem a alimentação e hidratação necessários, Estela alerta que o folião pode sentir o peso do cansaço – e da bebida – mais rápido. É que, segundo ela, sem estar nutrido, o organismo estará mais suscetível ao álcool dos drinques. “De qualquer forma, é ideal que a pessoa intercale drinque e água ou água de coco lá nos desfiles, para ficar bem a noite toda”, finaliza.

Continua depois do anúncio

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Envie no Whatsapp
  • Nos dê sua opinião, deixe um comentário:
  • Você também vai gostar de ler:
ag.png

Editora: Renata Rasseli | Repórter: Pedro Permuy. | Editora Estúdio Gazeta: Tatiana Paysan. | Design e desenvolvimento do site: Rayane Machado | © Jornal A Gazeta 2019. Todos os direitos reservados.