Ibitirama

Ibitirama

Assim como a Rota Imperial sobe no mapa em direção a Ibatiba, ela também desce rumo a Ibitirama. Emancipada desde 1988, o município já fez parte de Alegre e já tem no próprio nome o seu cartão-postal. Ibitirama significa "montanha promissora". Curiosamente, a cidade está aos pés do Parque Nacional do Caparaó, que é o bem mais promissor da região, levando turistas de todas as partes do mundo à cidade de cerca de 10 mil habitantes.

O município, que não está no trajeto original da Rota Imperial mas que também viu na estrada São Pedro de Alcântara uma forma de escoar mercadorias pela região do Caparaó, é conhecido por "terra das cachoeiras". Um título mais do que merecido.

É lá que está situada a localidade de Pedra Roxa, uma região repleta de rios, quedas d'água e poços de água cristalina, que são um sucesso, principalmente durante o verão.

"As pessoas vêm para a Pedra Roxa e o local fica parecendo uma praia. Todas as cachoeiras ficam bastante cheias de turistas. Mas a principal área visitada na localidade é o Poço do Regino, que tem corredeira e um poço grande para mergulho em água cristalina", explica a secretária de Turismo de Ibitirama, Ana Maria Vargas Vieira.

Figura fácil de ser encontrada na prefeitura da cidade, Ana Maria tem familiares em toda a cidade, por isso é uma boa referência no local para dar as melhores opções de programação turística e de pousadas e restaurantes.

Meia hora de passeio pelas estradas dentro de Ibitirama já é o bastante para encontrar coisas no mínimo curiosas. Uma delas é a casa dos hippies. Construída em volta de uma pedra, a casa não tem paredes retas e formando um retângulo, como de costume. À medida em que a parede sobe, ela vai "dobrando" para dentro, formando um grande morro de cimento. A casa é azul, com várias outras cores, como em uma obra de arte, e com janelas de diversos tipos diferentes. Um achado bom para registro!

A vila de São João do Príncipe, batizada em homenagem a Dom João VI à época da construção da estrada.

Vai um peixinho aí?

Além da Pedra Roxa, outro local bastante procurado por gente de fora do Espírito Santo é a Toca da Truta. Trata-se de um restaurante especializado em pratos feitos coma truta, um peixe que pode ser servido frito, grelhado ou assado. Fica à sua escolha.

No local, que fica acima do centro da cidade, há, além do restaurante, um grande tanque pesque-pague, piscina natural e 38 tanques onde as trutas são criadas. Vale a pena conhecer os tanques, que têm capacidade para até sete mil peixes cada um. A criançada certamente vai adorar ver os pulos das trutas quando os criadores jogam a ração, justamente para os turistas observarem.

O Pico da Bandeira

  • Leozina Rodrigues
    Josias Vieira Knust, 85 anos, ajudou na emancipação de Ibitirama, na década de 80. Ele é uma das pessoas mais antigas da cidade aos pés do Caparaó capixaba
  • Leozina Rodrigues
    Josias Vieira Knust, 85 anos, ajudou na emancipação de Ibitirama, na década de 80. Ele é uma das pessoas mais antigas da cidade aos pés do Caparaó capixaba
Fechar
O Pico é o que mais traz gente a Ibitirama. Vem turista de vários estados e de outros países, mesmo não tendo entrada para o parque por aqui. Mas eles ficam por aqui, dormem, descansam em Ibitirama, e depois sobem."

Mas mesmo com cachoeiras, trilhas, casas inusitadas e restaurantes de dar água na boca, Ibitirama é abençoada por ter em seu horizonte uma imagem imponente, de tirar o fôlego. Alheio à movimentação da cidade, o Pico da Bandeira repousa entre as serras de Ibitirama formando um cartão-postal para dar inveja a qualquer cidade (e olha que as cidades vizinhas todas também observam o Caparaó de suas janelas).

O Pico da Bandeira, principal monte do Parque Nacional do Caparaó, está localizado na divisa entre Ibitirama, no Espírito Santo, e Alto Caparaó, em Minas Gerais. Mesmo tendo o pico no quintal de casa, Ibitirama aguarda há pelo menos dez anos uma decisão para ter, finalmente, um portão oficial de acesso ao parque. É que as duas entradas são em Alto Caparaó e em Dores do Rio Preto.

"O Pico da Bandeira é nosso. Já subi muito nele. Íamos em grupos grandes de amigos, quando Ibitirama ainda era do município de Alegre. Mas, modéstia à parte, eu ficava com pena e também subia quando aparecia um desavisado que queria subir, mas não tinha grupo", brinca Josias Vieira Knust, 85 anos, um dos fundadores da cidade."

Serviços

  • Pousada Vovó Virgínia - Tel.: (28) 3569-1235
  • Pousada Viva - Tel.: (28) 99974 4991 ou (28) 99946-4427 ou (28) 99946-2330
  • Hotel e Restaurante Ibitirama - Tel.: (28) 3569-1406
  • Pico da Bandeira: É o 3ª mais alto do Brasil e está localizado dentro do Parque Nacional do Caparaó.
  • Cachoeira do Granito: Localizada a 2 quilômetros do distrito de Santa Marta, é de fácil acesso com estrada pavimentada na rota do Pico da Bandeira.
Topo