Saindo de Muniz Freire em direção a Vitória, chegamos a Conceição do Castelo. A cidade, de aproximadamente 13 mil habitantes, faz parte da região Sul do Estado. Aqui a Rota Imperial corta a parte mais ao norte do município, indo de encontro à BR-262 e ao município de Venda Nova do Imigrante.
Em Conceição do Castelo o clima é de cidade sempre tranquila. Mas essa tranquilidade vira festa em dois tempos, assim que os tropeiros começam a se reunir. Na cidade, o principal deles é Celso Oliveira. Junto com a esposa, Maria Cirlene Serafim de Oliveira, Celso reúne os amigos na propriedade do casal, que fica às margens da Rota Imperial, para relembrar as histórias das cavalgadas pelo interior do estado. É papo que não acaba mais!
Celso Oliveira, tropeiro de Conceição do Castelo
E se a rota está ali perto, a melhor forma de receber os amigos é com a mesma alimentação dos dias de viagem com tropa: fogareiro improvisado, uma boa pinga pra abrir o apetite e, claro, a famosa carne na lata, que salva os tropeiros nos vários dias de viagem. Já ouviu falar?
“É bem simples. A carne na lata é a carne de porco cozida, depois frita e, por último, armazenada dentro de latas ou panelões. A carne fica forrada na banha de porco e não estraga”, explica. “No meio da estrada, na hora da refeição, é só acender o fogareiro e tirar da panela uma concha com banha e carne. A banha vai derreter com o calor e a carne já está prontinha para consumir", ensina Maria Cirlene.
"Ela não fica gordurosa de jeito nenhum. Aí entra o talento de quem está comandando a comida. Eu faço um arroz, uma boa salada para acompanhar a carne, ou mesmo um mexidão. Não dá pra recusar, não", conta Severino Gonçalves da Cruz, responsável pela cozinha nas expedições tropeiras.
A Rota
Com o estômago devidamente "forrado", é hora de pegar a estrada por dentro da Rota Imperial, nosso maior objetivo. E que lugar bonito. A partir da propriedade de Celso, a rota corta rios e paredões de pedra inacreditavelmente grandes. Em certos pontos, por exemplo, há apenas a estradinha de terra da Rota Imperial no meio, ladeada por paredões de mais de cem metros de altura dos dois lados. Um cenário difícil de encontrar por aí.
A sensação é indescritível, tamanha a beleza do local. E são caminhos bem fáceis de fazer. Apesar de algumas subidas mais acentuadas, não é possível se perder, pois há vários marcos da rota indicando as direções. Uma boa dica é usar sempre um tênis bastante confortável, pois descer do carro para respirar o ar puro e até arriscar uma caminhada – ou corrida, quem sabe - é essencial em Conceição do Castelo.
Jequitibá centenário na Trilha Imperial
Serviços
- Shamblei Hotel - Tel.: (28) 99976-2557 ou (28) 99946-2884
- Laos Hotel - End.: Praça Emídio Vargas, 11, Centro
- Restaurante Santa Luzia - Tel.: (28) 3547-1538 ou (28) 99984-2173
- Restaurante e Pizzaria Delícias da Terra - End.: Rua Santa Rita, s/nº
- Deck Bar e Restaurante - End.: Rua Guerino Zanquetta, 15
- Cachoeira do Vargas: Possui uma estrutura bem interessante com área para churrasco, campo de areia, bar, parquinho e camping.
- Morro da Antena de TV: A 6 quilômetros da sede do município, possui aproximadamente 900 metros de altitude