Conceição de Castelo

Conceição do Castelo

Saindo de Muniz Freire em direção a Vitória, chegamos a Conceição do Castelo. A cidade, de aproximadamente 13 mil habitantes, faz parte da região Sul do Estado. Aqui a Rota Imperial corta a parte mais ao norte do município, indo de encontro à BR-262 e ao município de Venda Nova do Imigrante.

Em Conceição do Castelo o clima é de cidade sempre tranquila. Mas essa tranquilidade vira festa em dois tempos, assim que os tropeiros começam a se reunir. Na cidade, o principal deles é Celso Oliveira. Junto com a esposa, Maria Cirlene Serafim de Oliveira, Celso reúne os amigos na propriedade do casal, que fica às margens da Rota Imperial, para relembrar as histórias das cavalgadas pelo interior do estado. É papo que não acaba mais!

Celso Oliveira, tropeiro de Conceição do Castelo

E se a rota está ali perto, a melhor forma de receber os amigos é com a mesma alimentação dos dias de viagem com tropa: fogareiro improvisado, uma boa pinga pra abrir o apetite e, claro, a famosa carne na lata, que salva os tropeiros nos vários dias de viagem. Já ouviu falar?

“É bem simples. A carne na lata é a carne de porco cozida, depois frita e, por último, armazenada dentro de latas ou panelões. A carne fica forrada na banha de porco e não estraga”, explica. “No meio da estrada, na hora da refeição, é só acender o fogareiro e tirar da panela uma concha com banha e carne. A banha vai derreter com o calor e a carne já está prontinha para consumir", ensina Maria Cirlene.

"Ela não fica gordurosa de jeito nenhum. Aí entra o talento de quem está comandando a comida. Eu faço um arroz, uma boa salada para acompanhar a carne, ou mesmo um mexidão. Não dá pra recusar, não", conta Severino Gonçalves da Cruz, responsável pela cozinha nas expedições tropeiras.

A Rota

Com o estômago devidamente "forrado", é hora de pegar a estrada por dentro da Rota Imperial, nosso maior objetivo. E que lugar bonito. A partir da propriedade de Celso, a rota corta rios e paredões de pedra inacreditavelmente grandes. Em certos pontos, por exemplo, há apenas a estradinha de terra da Rota Imperial no meio, ladeada por paredões de mais de cem metros de altura dos dois lados. Um cenário difícil de encontrar por aí.

A sensação é indescritível, tamanha a beleza do local. E são caminhos bem fáceis de fazer. Apesar de algumas subidas mais acentuadas, não é possível se perder, pois há vários marcos da rota indicando as direções. Uma boa dica é usar sempre um tênis bastante confortável, pois descer do carro para respirar o ar puro e até arriscar uma caminhada – ou corrida, quem sabe - é essencial em Conceição do Castelo.

Trilha em mata fechada

Outro ponto na cidade que vale visita é a famosa Trilha Imperial, que corta um trecho da Mata Carolina, dentro da Mata Atlântica. O início da trilha fica a 20 minutos do centro de Conceição do Castelo para quem vai de carro. E assim que acaba o percurso para automóveis, são mais 20 minutos de caminhada por dentro da mata fechada. Mas não é preciso ter medo. É uma trilha só, sem ramais, e também há sinalização com tecidos vermelhos que ajudam a indicar o caminho certo. A trilha leva o nome de “Imperial” pois ali teria sido um dos trechos originais da Rota Imperial no passado.

Após cerca de 20 minutos de caminhada por dentro da mata densa e praticamente intocada, vem a recompensa: um jequitibá de mais de cem anos de idade. Tão grande que não se sabe exatamente a altura dele. Mas só para se ter uma ideia, para dar uma volta completa em seu tronco é preciso contar com nove pessoas com os braços bem esticados. Há outros exemplares da árvore na mesma mata, mas em tamanhos um pouco menores.




Celso Oliveira posa aos pés do jequitibá.

A partir de Conceição do Castelo, o trecho oficial da Rota Imperial seguiria para Venda Nova do Imigrante. Mas antes, a rota também possui um ramal para o sul, indo em direção a Castelo. Então, se tem rota, vamos lá também!

Jequitibá centenário na Trilha Imperial

Serviços

  • Shamblei Hotel - Tel.: (28) 99976-2557 ou (28) 99946-2884
  • Laos Hotel - End.: Praça Emídio Vargas, 11, Centro
  • Restaurante Santa Luzia - Tel.: (28) 3547-1538 ou (28) 99984-2173
  • Restaurante e Pizzaria Delícias da Terra - End.: Rua Santa Rita, s/nº
  • Deck Bar e Restaurante - End.: Rua Guerino Zanquetta, 15
  • Cachoeira do Vargas: Possui uma estrutura bem interessante com área para churrasco, campo de areia, bar, parquinho e camping.
  • Morro da Antena de TV: A 6 quilômetros da sede do município, possui aproximadamente 900 metros de altitude
Top