Especial

dots-horizontal

A sensação das flores

Cor, leveza, elegância e alto-astral: os arranjos florais vêm se tornando cada vez mais protagonistas e atraindo atenções nas cerimônias de casamentos

Cheirosas, encantadoras, coloridas e especiais. Esses são alguns adjetivos que podemos usar para descrever as flores, que conquistam a todos com suas características e belezas únicas. Nas cerimônias de casamento elas entram como figuras principais, dando o toque de romantismo e emoção no dia especial dos noivos.

O decorador Cássio Domingues esclarece que essa tendência vem de uma grande procura pelas decorações artísticas, que reafirmam os estilos florais clássicos, modernos e barrocos. “Os noivos buscam elementos com a sua personalidade”, destaca.

Os arranjos florais voltam ao seu protagonismo por conta da grande oferta de variedade de espécies e maior qualificação dos profissionais.  “O design floral evoluiu bastante nos últimos tempos, tanto em relação a qualificação dos floristas, como nas ferramentas utilizadas. Hoje temos uma gama muito grande de produtos específicos para o setor, e isso faz com que tenhamos mais possibilidades para atender, de forma diferenciada, os sonhos de cada cliente” explica a designer floral, Ana Clara Soares.

Além de encantar os convidados, os arranjos traduzem o estilo e a personalidade dos noivos. “As flores são responsáveis por criar o clima lírico da cerimônia, e para quem quer investir nos arranjos, a dica é optar por um estilo que seja ‘a sua cara’”, complementa a designer.

Ana Clara ainda destaca que atualmente os arranjos podem ser feitos nos mais variados estilos, formas e tamanhos. “Existem várias ferramentas disponíveis no mercado do design floral, que viabilizam projetos cada vez mais criativos. A diferença entre eles é a técnica que será utilizada para manter o formato desejado”, conclui.

A composição dos arranjos também depende de um processo criativo, ou seja, os noivos escolhem as flores junto ao profissional. “Pesquisamos tudo antes de fazer uma composição, como a textura, as cores e o ambiente onde as flores ficarão, por exemplo”, explica a paisagista e designer floral Sofia Mercandelli. De acordo com ela, em um casamento as formas e estilo dos arranjos dependem de sua finalidade e complexidade.

Porém, quem optar por esse tipo de ornamentação deve ficar atento a alguns detalhes antes de escolher os tipos de flores, como o local, horário, estilo e temática do evento – fatores que devem estar em harmonia.

A monocromia do verde é uma das apostas da designer floral Bruna Medeiros. Já Cássio Domingues usa os arranjos tanto nas mesas como suspensas.

Decoração personalizada

Marcelo Ceciliano de Almeida, também designer floral, afirma que é preciso pensar sempre em soluções e no planejamento para o evento. “Se faço um casamento ao ar livre ou na praia, por volta do meio dia, e os noivos escolhem flores de clima frio como as hortênsias, explico as desvantagens e ofereço opções mais viáveis. Mas se eles fizerem questão, uso um toldo ou alguma proteção extra para os arranjos”, explica.

Outro ponto importante é a colocação dos arranjos na decoração, que devem ser usados em locais com mais destaque, e que consequentemente vão compor o cenários para as fotos. “Os arranjos se encontram principalmente na mesa de bolo, entrada e saída do evento, cerimônia, nas mesas de convidados, mesas do bufê e doces, em lustres, painéis decorativos e em outros cantinhos importantes do evento. Mas vale lembrar que nas festas atuais, as flores entram aonde nossa imaginação quiser e permitir”, ressalta Marcelo.

Tudo verde

Uma tendência que vem crescendo no street style é a monocromia – aqueles looks de uma cor só. Mas o que poucos sabem é que ela iria invadir também as decorações, e ficariam incríveis em festas. Sempre antenada, a arquiteta e designer floral Bruna Morais já produziu eventos com o estilo, e garante que o verde é a cor ideal. “A cor verde é versátil porque possui inúmeras nuances nas flores e folhagens”, destacou.

Segundo Bruna, algumas pessoas ainda tem receio em usar apenas uma cor, com medo da decoração ficar sem graça. Mas ela afirma que, nos arranjos, o brilho fica por conta das diferentes texturas trabalhadas em casa vaso.

ALECRIM1

Ana Clara Soares cria arranjos nos mais variados estilos e formas, como este, feito com o coco.

Gostou dessa matéria? Compartilhe!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Pinterest
Envie por Whatsapp

Nos conte sua opinião, deixe um comentário:

Você também vai gostar de ler

ag
revista.ag

Editora: Mariana Perini - Tel: (27)3321.8383 | Repórter: Guilherme Sillva. | Editora de qualidade: Andréia Pagoretti. | Design e desenvolvimento do site: Rayane Machado | Coordenação Digital: Yuri Reis | © Jornal A Gazeta 2018. Todos os direitos reservados.