Educador tem que ser problematizador

Especialista aponta que professor deve lembrar os alunos do poder que eles têm de criar

Continua depois do anúncio

“Enquanto educador, você tem que ser um problematizador. Não tem que lançar simplesmente as perguntas, mas problemas. Não pode limitar, tem que criar um espanto nos alunos, lembrá-los da capacidade que eles têm de criar, e isso vai criando uma reação neles, do gosto pelo estudo, de terem mais sentido na escola.”

Essa é a reação que foi observada pela mestre em Educação Josilene Erlacher Werneck Machado, depois que projetos especiais começaram a ser implantados na escola que trabalha.

CES14092018GZ192959

Novo cenário

Gisela Salloker conta que alunos renderam mais após implantar projetos especiais.

Ela é diretora da Escola Estadual Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins, primeiro lugar no Ideb das escolas públicas de 2017. Mas segundo a educadora, a situação nem sempre foi positiva assim, e a mudança do modelo de gestão foi crucial para conter o desestímulo nos estudantes e os resultados ruins.

“A gente tenta buscar caminhos para o aluno gostar do mundo escolar assim como ele gosta do mundo lá fora. A escola não acompanhou o desenvolvimento, então temos que correr contra o tempo e transformar a realidade educacional para os alunos se identificarem, se sentirem pertencentes”, explicou.

 

É dessa forma, também, que procura atuar o professor Keylimar Laurindo Martins. “Os alunos entendem que o que é aprendido na escola não é aquela coisas de momento, pra ser avaliado, é algo que eles levam para a vida do lado de fora”, defendeu o educador do Colégio Americano.

Continua depois do anúncio

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Envie no Whatsapp
  • Nos dê sua opinião, deixe um comentário:
  • Você também vai gostar de ler
icon_people

EDITORA DE CADERNOS ESPECIAIS: Tatiana Paysan ([email protected]); EDITORES: Erik Oakes ([email protected]) e Gisele Arantes ([email protected]); TEXTOS: Elis Carvalho, Juliana Borges, Natalia Bourguignon e Pedro Permuy; FOTOS: Fernando Madeira; DESIGN E DESENVOLVIMENTO DO SITE: Fernanda Soares ([email protected]); DIAGRAMAÇÃO IMPRESSO: Adriana Rios e Andressa Machado; DIRETOR EXECUTIVO DE MÍDIA IMPRESSA E DIGITAL: Marcelo Moraes; DIRETOR DE JORNALISMO: Abso Chequer; EDITOR-CHEFE: André Hees; DIRETOR COMERCIAL: Márcio Chagas; CORRESPONDÊNCIAS: Jornal A Gazeta, Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo, Vitória, ES, CEP: 29053-315.