Quais os benefícios do ensino bilíngue?

Pesquisas comprovam que pessoas que falam mais de um idioma tendem a ter mais facilidade de leitura

Continua depois do anúncio

Pessoas bilíngues tendem a ter um desempenho melhor nos estudos. É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que revelou que as áreas mais afetadas pelo aprendizado de uma nova língua é a da inteligência e a da leitura.

“Estudar um segundo idioma estimula as funções cognitivas, o que é extremamente positivo para o aproveitamento das outras disciplinas. A capacidade de raciocínio é altamente beneficiada e até a integridade do cérebro é influenciada positivamente”, aponta Karine Leão Schmidt, diretora-geral da Wizard.

Foto: Escola canadense/Divulgação
Cidadãos do mundo: bilíngues são mais abertos ao novo e ao diferente. Foto: Escola canadense/Divulgação

Bilinguismo
Conheça alguns benefícios

Experiências diferentes

O estudante tem contato com outra cultura, o que enriquece o ensino e o prepara para viver em outros países com mais segurança, além de desenvolver a empatia.

Estimula o cérebro

Na infância, a mente está aberta a fazer mais sinapses, ligações e conexões, o que influencia positivamente na sua formação como ser humano.

Memória afiada

Segundo pesquisa de uma universidade canadense, o bilinguismo potencializa a memória, ajuda na concentração e pode retardar ou até mesmo evitar o aparecimento de doenças como Alzheimer.

Recursos para a comunicação

O indivíduo bilíngue possui mais recursos para comunicar-se com diferentes pessoas do que aqueles que falam apenas um idioma. Isso facilita o estabelecimento de novas relações sociais.

Fluência na vida adulta

Quando alguém começa a estudar inglês na infância, é muito mais provável que chegue fluente à idade adulta do que alguém que só começa a aprender o idioma por necessidades de trabalho.

 

 

Continua depois do anúncio

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Envie no Whatsapp
  • Nos dê sua opinião, deixe um comentário:
  • Você também vai gostar de ler
icon_people

EDITORA DE CADERNOS ESPECIAIS: Tatiana Paysan ([email protected]); EDITORES: Erik Oakes ([email protected]) e Gisele Arantes ([email protected]); TEXTOS: Elis Carvalho, Juliana Borges, Natalia Bourguignon e Pedro Permuy; FOTOS: Fernando Madeira; DESIGN E DESENVOLVIMENTO DO SITE: Fernanda Soares ([email protected]); DIAGRAMAÇÃO IMPRESSO: Adriana Rios e Andressa Machado; DIRETOR EXECUTIVO DE MÍDIA IMPRESSA E DIGITAL: Marcelo Moraes; DIRETOR DE JORNALISMO: Abso Chequer; EDITOR-CHEFE: André Hees; DIRETOR COMERCIAL: Márcio Chagas; CORRESPONDÊNCIAS: Jornal A Gazeta, Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo, Vitória, ES, CEP: 29053-315.