Pessoas bilíngues tendem a ter um desempenho melhor nos estudos. É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que revelou que as áreas mais afetadas pelo aprendizado de uma nova língua é a da inteligência e a da leitura.
“Estudar um segundo idioma estimula as funções cognitivas, o que é extremamente positivo para o aproveitamento das outras disciplinas. A capacidade de raciocínio é altamente beneficiada e até a integridade do cérebro é influenciada positivamente”, aponta Karine Leão Schmidt, diretora-geral da Wizard.
Bilinguismo
Conheça alguns benefícios
Experiências diferentes
O estudante tem contato com outra cultura, o que enriquece o ensino e o prepara para viver em outros países com mais segurança, além de desenvolver a empatia.
Estimula o cérebro
Na infância, a mente está aberta a fazer mais sinapses, ligações e conexões, o que influencia positivamente na sua formação como ser humano.
Memória afiada
Segundo pesquisa de uma universidade canadense, o bilinguismo potencializa a memória, ajuda na concentração e pode retardar ou até mesmo evitar o aparecimento de doenças como Alzheimer.
Recursos para a comunicação
O indivíduo bilíngue possui mais recursos para comunicar-se com diferentes pessoas do que aqueles que falam apenas um idioma. Isso facilita o estabelecimento de novas relações sociais.
Fluência na vida adulta
Quando alguém começa a estudar inglês na infância, é muito mais provável que chegue fluente à idade adulta do que alguém que só começa a aprender o idioma por necessidades de trabalho.