Você está há alguns bons pares de horas lendo uma obra quando, de repente, se dá conta de que não se lembra de absolutamente nada do que leu nas últimas páginas. Se um corpo descansado é fundamental até quando a leitura é por prazer, imagina para quem vai enfrentar uma prova de seleção para uma universidade ou instituto federal.
Saiba que, além das horas de dedicação aos estudos, os momentos de lazer também fazem parte da receita para um resultado positivo. É o que ressaltam os próprios cursos pré-vestibulares.
“Quando você não descansa, a concentração acaba. Em vez de melhorar, os alunos ficam com o sentimento de ‘não vou conseguir, é muita coisa’. Isso gera uma ansiedade gigantesca”, afirma Teresa Ferrari, diretora de educação básica do Colégio Americano, que oferece palestras motivacionais, orientação alimentar e psicológica e aulas de preparação física, alongamento e ioga para os alunos.
Por isso, além de estudar, é importante saber também a hora de dar um tempo. “A cada hora de estudo, pare 10 minutinhos, levante, beba uma água, senão você vai ter ansiedade excessiva”, diz Teresa.
O diretor da 3ª série do Pré-vestibular do UP, James Scandian, reforça a importância dos momentos que vão além das aulas e horas de estudo. Ele aconselha a quem já tem uma atividade extra, relacionada à música ou ao esportes, por exemplo, que não as interrompa durante o ano de preparo para o Enem, que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, ou vestibular de alguma universidade que não selecione alunos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Se a pessoa não tiver uma atividade específica, que não se force também. “O importante é encontrar o que gosta”, afirma James.
“Mas o carro-chefe disso tudo estará lá nas oito horas de sono”, completa Scandian. Afinal, não vai adiantar muito passar horas lutando contra o cansaço para estudar sem ter ideia do que leu ou estudou nas últimas horas.
Dicas
O que fazer além de estudar para a prova?
Descanso
Estudar é fundamental, mas estar descansado para isso é tão importante quanto. Então, tenha, no mínimo, oito horas de sono, respeitando os horários para garantir o ritmo do dia. As redes sociais podem até garantir alguns momentos de escape, mas ficar muito tempo nelas vai detonar a busca por um sono saudável
Música
Se o aluno já tiver alguma atividade relacionada à música, mantenha-a. Tente seguir com essa atividade ao longo do ano. A música faz o aluno voltar mais relaxado para a sala de aula
Atividade física
Da mesma forma, para quem gosta de praticar esportes ou de treinar em academia, a ideia é manter essas atividades. Para quem já está acostumado com exercícios físicos, interrompê-los pode trazer mais ansiedade do que alívio pelo tempo extra
Não se force
Se não gostar de atividades físicas ou musicais, não se force também. Obrigar-se a praticar algo de que não gosta pode trazer mais estresse e ansiedade. O importante é achar algo que gere prazer para que o aluno vá mais motivado para os estudos