Filmes ajudam a conscientizar alunos e melhorar o ambiente escolar

Cartilha da Unesco traz atividades e longas para trabalhar a transformação dos alunos e da escola

Continua depois do anúncio

 

Foto: Divulgação
Cena do filme “Garotos Não Choram”. Foto: Divulgação

Com a cartilha “Paz, como se faz?”, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) vem ajudando a transformar as escolas em espaços de acolhimento e pertencimento. Os educadores são estimulados a trabalhar, por meio de jogos, dinâmicas de grupo, música, artes e literatura, iniciativas focadas na construção e na multiplicação da cultura de paz.

A cartilha ensina, por exemplo, como usar a linguagem cinematográfica para desenvolver o poder de reflexão dos estudantes. Por meio de um filme, é possível propor debates sobre os valores da cultura de paz.

De “Matrix” a “Forrest Gump”, são vários os exemplos de histórias que inspiram o respeito à vida e retratam a importância da solidariedade e da tolerância. Os filmes são divididos em quatro grupos para trabalhar temas que vão de histórias de vida à compaixão, passando por alienação e preconceito.

Já os jogos teatrais podem ajudar os estudantes a desenvolverem o interesse cultural e o senso de responsabilidade coletiva.

De acordo com a cartilha, pela dramatização, é possível incorporar e resolver situações de conflito na medida em que a encenação permite recriar um fato, observá-lo de outro ângulo e vivê-lo de forma diferente.

Escolas unidas

Outra frente de trabalho da Unesco é o Programa de Escolas Associadas, mantido em 130 países com o objetivo de criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Em Vitória, a Crescer PHD faz parte do programa desde 1997.

“Essa parceria nos permite ampliar, em âmbito internacional, o repertório cultural de nossos alunos que desenvolvem empatia, aprendem a olhar a realidade por diferentes pontos de vista, aplicam seus conhecimentos em causas nobres e coletivas e ampliam seu compromisso com a comunidade. Nosso projeto pedagógico ainda inclui várias outras ações e projetos de responsabilidade que contribuem para a atuação consciente de nossos alunos no mundo contemporâneo”, afirma Claudia.

Foto: Crescer PHD/Divulgação
Alunos da Crescer exercem atividades propostas por programa de paz nas escolas da Unesco. Foto: Crescer PHD/Divulgação

Em 2020, a escola vai inaugurar o espaço Maker, destinado para desenvolvimento de projetos inovadores nos quais a abordagem socioemocional também terá um papel significativo.

Para trabalhar a cultura de paz
Confira os filmes selecionados pela Unesco para atividades com os alunos

1º Grupo
Conceitos abordados: histórias de vida, persistência, liderança

UM GRITO DE LIBERDADE
História da morte do ativista Steven Biko e seu amigo, que investiga o caso

MENINOS NÃO CHORAM
O preconceito e a intolerância vividos por uma garota transexual

2º Grupo
Conceitos abordados: alienação, controle, liberdade, comunicação

MATRIX
Hacker se depara com uma realidade, onde tudo o que acredita não existe

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Professor utiliza métodos inesperados para ensinar sobre as aulas e a vida

3º Grupo
Conceitos abordados: preconceito, intolerância, diferenças, desconhecimento

AMISTAD
Africanos julgados por se apoderarem do navio negreiro que eram levados

SKINHEADS – A FORÇA BRANCA
Jovens skinheads nazistas declaram guerra contra imigrantes asiáticos

4º Grupo
Conceitos abordados: esperança, felicidade, compaixão, generosidade

FORREST GUMP
Homem revela, por suas experiências, formas de ver a vida bela e positiva

CHOCOLATE
Mãe e filha abrem loja de chocolates numa cidade conservadora e gera receios

 

Continua depois do anúncio

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Envie no Whatsapp
  • Nos dê sua opinião, deixe um comentário:
  • Você também vai gostar de ler
icon_people

EDITORA DE CADERNOS ESPECIAIS: Tatiana Paysan ([email protected]); EDITORES: Erik Oakes ([email protected]) e Gisele Arantes ([email protected]); TEXTOS: Elis Carvalho, Juliana Borges, Natalia Bourguignon e Pedro Permuy; FOTOS: Fernando Madeira; DESIGN E DESENVOLVIMENTO DO SITE: Fernanda Soares ([email protected]); DIAGRAMAÇÃO IMPRESSO: Adriana Rios e Andressa Machado; DIRETOR EXECUTIVO DE MÍDIA IMPRESSA E DIGITAL: Marcelo Moraes; DIRETOR DE JORNALISMO: Abso Chequer; EDITOR-CHEFE: André Hees; DIRETOR COMERCIAL: Márcio Chagas; CORRESPONDÊNCIAS: Jornal A Gazeta, Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo, Vitória, ES, CEP: 29053-315.