Com a cartilha “Paz, como se faz?”, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) vem ajudando a transformar as escolas em espaços de acolhimento e pertencimento. Os educadores são estimulados a trabalhar, por meio de jogos, dinâmicas de grupo, música, artes e literatura, iniciativas focadas na construção e na multiplicação da cultura de paz.
A cartilha ensina, por exemplo, como usar a linguagem cinematográfica para desenvolver o poder de reflexão dos estudantes. Por meio de um filme, é possível propor debates sobre os valores da cultura de paz.
De “Matrix” a “Forrest Gump”, são vários os exemplos de histórias que inspiram o respeito à vida e retratam a importância da solidariedade e da tolerância. Os filmes são divididos em quatro grupos para trabalhar temas que vão de histórias de vida à compaixão, passando por alienação e preconceito.
Já os jogos teatrais podem ajudar os estudantes a desenvolverem o interesse cultural e o senso de responsabilidade coletiva.
De acordo com a cartilha, pela dramatização, é possível incorporar e resolver situações de conflito na medida em que a encenação permite recriar um fato, observá-lo de outro ângulo e vivê-lo de forma diferente.
Escolas unidas
Outra frente de trabalho da Unesco é o Programa de Escolas Associadas, mantido em 130 países com o objetivo de criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Em Vitória, a Crescer PHD faz parte do programa desde 1997.
“Essa parceria nos permite ampliar, em âmbito internacional, o repertório cultural de nossos alunos que desenvolvem empatia, aprendem a olhar a realidade por diferentes pontos de vista, aplicam seus conhecimentos em causas nobres e coletivas e ampliam seu compromisso com a comunidade. Nosso projeto pedagógico ainda inclui várias outras ações e projetos de responsabilidade que contribuem para a atuação consciente de nossos alunos no mundo contemporâneo”, afirma Claudia.
Em 2020, a escola vai inaugurar o espaço Maker, destinado para desenvolvimento de projetos inovadores nos quais a abordagem socioemocional também terá um papel significativo.
Para trabalhar a cultura de paz
Confira os filmes selecionados pela Unesco para atividades com os alunos
1º Grupo
Conceitos abordados: histórias de vida, persistência, liderança
UM GRITO DE LIBERDADE
História da morte do ativista Steven Biko e seu amigo, que investiga o caso
MENINOS NÃO CHORAM
O preconceito e a intolerância vividos por uma garota transexual
2º Grupo
Conceitos abordados: alienação, controle, liberdade, comunicação
MATRIX
Hacker se depara com uma realidade, onde tudo o que acredita não existe
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Professor utiliza métodos inesperados para ensinar sobre as aulas e a vida
3º Grupo
Conceitos abordados: preconceito, intolerância, diferenças, desconhecimento
AMISTAD
Africanos julgados por se apoderarem do navio negreiro que eram levados
SKINHEADS – A FORÇA BRANCA
Jovens skinheads nazistas declaram guerra contra imigrantes asiáticos
4º Grupo
Conceitos abordados: esperança, felicidade, compaixão, generosidade
FORREST GUMP
Homem revela, por suas experiências, formas de ver a vida bela e positiva
CHOCOLATE
Mãe e filha abrem loja de chocolates numa cidade conservadora e gera receios