Falando com as máquinas desde cedo: a importância de ensinar programação a crianças

Ensino de linguagens de programação desde cedo ajuda crianças na resolução de problemas e pensamento lógico

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Foto: CRTL+Play/Divulgação
Aluno da CTRL+Play aprende a programar, de forma lúdica, usando o que ele gosta de fazer no computador. Foto: CRTL+Play/Divulgação

As metodologias ativas de aprendizagem aplicadas na Educação 4.0 buscam estimular a resolução de problemas e o pensamento lógico. E investir no aprendizado de linguagens de programação é uma das apostas das escolas para alcançar esse objetivo.

A Ctrl+Play é uma escola exclusivamente de tecnologia, que tem como proposta ensinar programação e robótica para crianças. A metodologia utiliza conceitos e técnicas da cultura maker, incluindo temas que envolvem sustentabilidade, cidadania e as competências da BNCC.

“Programação ensinada do jeito formal é chato, pode ser uma atividade muito abstrata. Se for ensinar assim para uma criança, não irá funcionar. Por isso, trazemos de uma forma lúdica e divertida, com o que eles gostam de fazer no computador. Ensinamos a programar games, por exemplo, de acordo com a faixa etária de cada um”, conta o diretor da escola, Fransérgio Leite da Cunha.

Fransérgio lembra que programação envolve raciocínio lógico, matemática, ciências, física, e que são trabalhadas habilidades importantes para qualquer profissão. A escola também está criando um projeto chamado ‘Cidades Inteligentes’, feito para ser incluído na matriz curricular das escolas tradicionais e ensinar programação em sala, por meio de um conteúdo que seja transversal com as demais disciplinas.

“Quando falamos de Indústria 4.0, não é um termo simples para as crianças. Mas as crianças vivem na cidade, e veem onde está a tecnologia. Trazendo para a realidade delas, fica bem mais fácil”
Fransérgio Leite da Cunha,  diretor da CTRL+Play

Foto: Escola Canadense/Divulgação
A Escola Canadense utiliza o Google for Education

A diretora-geral da Escola Canadense de Vila Velha, Roberta Assad Porto, enxerga esse contato prático como uma preparação para o aluno fazer escolhas e planejar o futuro: “Aproximando os alunos da realidade que os atravessa o tempo todo, o contato com novas tecnologias e tendências desperta a criança para esse universo, oferecendo a oportunidade de se identificar com alguma área do conhecimento que pode vir a ser sua futura profissão.”

Como parte desse conceito, as salas de aula na Escola Canadense são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. Para ajudar nos processos, a escola conta com o Google for Education.

O programa tem como objetivo fazer com que o aluno aprenda com experimentações, projetos e vivências. Para isso, ele oferece uma plataforma digital de integração global com uso de ferramentas compartilhadas para impactar alunos e professores na realização de aulas. Ela contribui para a interatividade e a aprendizagem colaborativa, associando as práticas do ensino híbrido e utilizando as metodologias ativas com as ferramentas Google, podendo dispor de um ensino inovador e tecnológico.

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