Como ensinar os clássicos?

Professoras indicam que, ao usar adaptações como introdução aos originais, é preciso rigor na escolha

Continua depois do anúncio

Foto: Sesi/Divulgação
A professora Ana Lucrécia Oliveira pede referências às editoras. Foto: Sesi/Divulgação

As adaptações não incluem só a produção de novos romances a partir do original. O uso de quadrinhos também faz parte das estratégias de ensino de professores. “A editora Ática, por exemplo, já lançou diversos clássicos da literatura brasileira. A editora Scipione também tem alguns das mesmas obras. ‘Dom Casmurro’ e ‘O Cortiço’, eu já trabalhei em sala de aula, ambos em quadrinhos. Os desenhos são fenomenais”, relata a professora Rebeca Monteiro Lobão, professora do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória.

Mas como escolher a melhor adaptação? Afinal, não basta ser um mero resumo. É preciso rigor. Preservar o enredo original é fundamental.

“Nós também sempre pedimos alguma referência às próprias editoras. E os professores também trocam muita experiência entre eles. Se há erros gramaticais ou se destoa muito do texto original, isso tudo é considerado”, relata Ana Lucrécia Figueiredo de Oliveira, professora de Literatura do ensino médio do Sesi de Araçás, em Vila Velha.

 

“A relevância da obra é o principal critério, depois a faixa etária do educando também é observada”, completa Rebeca. “Claro que consideramos os autores (das adaptações), mas o mais importante é verificar se a obra é relevante para aquele momento do aprendizado e se poderá ser trabalhada novamente, mesmo que sob outra perspectiva, em séries posteriores”, conclui Rebeca.

Clássicos:  as obras mais adaptadas

  • O Guarani, de José de Alencar
  • Dom Casmurro, de Machado de Assis
  • O Alienista, de Machado de Assis
  • O Cortiço, de Aluísio Azevedo
  • Os Sertões, de Euclides da Cunha
  • Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
  • A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne
  • Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne
  • Os Miseráveis, de Victor Hugo
  • Histórias sobre Ética, com fábulas de La Fontaine 
  • Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare
  • Guerra e Paz, de Liev Tolstói
  • Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson
  • As Mil e Uma Noites, coleção de contos (traduzido e adaptado por Ferreira Gullar)
  • Odisseia, de Homero (recontada por Ruth Rocha)
  • Drácula, de Bram Stoker
  • Robson Crusoé, de Daniel Defoe

Continua depois do anúncio

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Envie no Whatsapp
  • Nos dê sua opinião, deixe um comentário:
  • Você também vai gostar de ler
icon_people

EDITORA DE CADERNOS ESPECIAIS: Tatiana Paysan ([email protected]); EDITORES: Erik Oakes ([email protected]) e Gisele Arantes ([email protected]); TEXTOS: Elis Carvalho, Juliana Borges, Natalia Bourguignon e Pedro Permuy; FOTOS: Fernando Madeira; DESIGN E DESENVOLVIMENTO DO SITE: Fernanda Soares ([email protected]); DIAGRAMAÇÃO IMPRESSO: Adriana Rios e Andressa Machado; DIRETOR EXECUTIVO DE MÍDIA IMPRESSA E DIGITAL: Marcelo Moraes; DIRETOR DE JORNALISMO: Abso Chequer; EDITOR-CHEFE: André Hees; DIRETOR COMERCIAL: Márcio Chagas; CORRESPONDÊNCIAS: Jornal A Gazeta, Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo, Vitória, ES, CEP: 29053-315.