Debate nas telinhas

Filmes e séries levantam debates importantes ao mesmo tempo em que divertem

Continua depois do anúncio

A arte tem um enorme poder transformador. Amplia horizontes, informa, aguça a sensibilidade e ainda diverte. Exatamente por isso, é uma ferramenta valiosa para os educadores. Para dialogar diretamente com o universo dos alunos e tornar a aprendizagem mais fluida, vários professores adotam filmes e séries como complemento para conteúdos discutidos em sala de aula.

Seja nas aulas de história, seja na de filosofia, o cinema e a televisão podem servir para levantar importantes debates. Um exemplo é a série “Merlí”, em que um professor de Filosofia usa métodos pouco ortodoxos para despertar o senso crítico dos alunos.

O professor Lucas Campos, que ministra a disciplina de geografia no Colégio Salesiano, usa séries e filmes de duas formas: com exibição em sala de aula e como tarefa de casa, sempre acompanhados de discussão.

“Os filmes apresentam grande aceitação por parte dos estudantes, o que potencializa o aproveitamento educativo. Também promovem a reflexão e intensificam a comunicação”, comenta o professor, que indica as produções “O Abutre” (sobre limites éticos da mídia) e “O Último Rei da Escócia” (sobre ditaduras e conflitos na África). Confira mais dicas abaixo.

Séries e filmes que unem diversão e arte

Black Mirror

Série britânica de ficção científica que aborda temas polêmicos da sociedade moderna, especialmente em relação às novas tecnologias. Cada episódio traz uma nova história.

Adeus, Lênin

Este filme alemão foca a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, por meio de uma história familiar, quando uma mulher acorda do coma sem saber das mudanças.

El Ministerio del Tiempo

Nesta série que mistura de ficção científica e História, a Espanha tem um departamento do governo que faz viagens ao passado. Picasso está sem inspiração? Alguém vai ajudar.

The Americans

Focada em um casal de espiões russos que vivem como cidadãos norte-americanos, a série mostra os últimos anos da Guerra Fria e os conflitos entre CIA e KGB.

Carlota Joaquina

Este filme de 1995, dirigido por Carla Camurati, usa do humor para retratar a transferência da família real para o Brasil, em 1808, para escapar das tropas francesas comandadas por Napoleão, que invadiam Portugal.

O Nome da Rosa

Adaptação do romance de mesmo nome do escritor italiano Umberto Eco, o filme fala, por meio de uma história de mistério, sobre relações de poder e abusos cometidos pela Igreja na Idade Média.

Lincoln

A Guerra de Secessão, que colocou o Norte e o Sul dos EUA em conflito, é o pano de fundo deste filme dirigido por Steven Spielberg. No centro, está Abraham Lincoln e a luta pelo fim da escravidão no país.

Cosmos

Apresentada pela famoso e carismático físico Neil deGrasse Tyson, a série é um prato cheio para fãs de astronomia. Mas a produção tem o cuidado de explicar com clareza para os não entendidos.

Continua depois do anúncio

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Envie no Whatsapp
  • Nos dê sua opinião, deixe um comentário:
  • Você também vai gostar de ler
icon_people

EDITORA DE CADERNOS ESPECIAIS: Tatiana Paysan ([email protected]); EDITORES: Erik Oakes ([email protected]) e Gisele Arantes ([email protected]); TEXTOS: Elis Carvalho, Juliana Borges, Natalia Bourguignon e Pedro Permuy; FOTOS: Fernando Madeira; DESIGN E DESENVOLVIMENTO DO SITE: Fernanda Soares ([email protected]); DIAGRAMAÇÃO IMPRESSO: Adriana Rios e Andressa Machado; DIRETOR EXECUTIVO DE MÍDIA IMPRESSA E DIGITAL: Marcelo Moraes; DIRETOR DE JORNALISMO: Abso Chequer; EDITOR-CHEFE: André Hees; DIRETOR COMERCIAL: Márcio Chagas; CORRESPONDÊNCIAS: Jornal A Gazeta, Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo, Vitória, ES, CEP: 29053-315.