Aprendizado além do inglês

Especialista aponta a supervalorização da língua e defende ensino mais amplo

Continua depois do anúncio

Professor aponta que crianças podem aprender mais de um idioma ao mesmo tempo

Dentro da proposta das escolas bilíngues, aprender outro idioma não é apenas saber o que as palavras significam, mas, como explica a doutora em Linguística Claudia Kawachi Furlan, entender o que essas palavras representam e saber conversar sobre diferentes culturas. Nessa perspectiva, o aprendizado pode, e deve, ir além do inglês.

“Existe uma supervalorização do inglês. Claro que é importante, pensando no futuro, em trabalho. Mas, não podemos limitar a criança, que consegue, sim, aprender mais de um idioma por vez”. Claudia conta que os alunos da Criarte, Centro de Educação Infantil da Ufes, têm aulas em inglês, espanhol, francês e até italiano.

Com o apoio de estudantes de licenciatura nesses idiomas, são desenvolvidos projetos em sala, com crianças de 2 a 5 anos. “Não é positivo estimular mais do que o necessário. Também precisa ser apropriado para a idade, ser uma experiência lúdica, de brincadeira. É preciso pensar na língua como uma prática social que vai ajudar a criança, não somente como ferramenta para uso instrumental”, conclui.

Continua depois do anúncio

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Envie no Whatsapp
  • Nos dê sua opinião, deixe um comentário:
  • Você também vai gostar de ler
icon_people

EDITORA DE CADERNOS ESPECIAIS: Tatiana Paysan ([email protected]); EDITORES: Erik Oakes ([email protected]) e Gisele Arantes ([email protected]); TEXTOS: Elis Carvalho, Juliana Borges, Natalia Bourguignon e Pedro Permuy; FOTOS: Fernando Madeira; DESIGN E DESENVOLVIMENTO DO SITE: Fernanda Soares ([email protected]); DIAGRAMAÇÃO IMPRESSO: Adriana Rios e Andressa Machado; DIRETOR EXECUTIVO DE MÍDIA IMPRESSA E DIGITAL: Marcelo Moraes; DIRETOR DE JORNALISMO: Abso Chequer; EDITOR-CHEFE: André Hees; DIRETOR COMERCIAL: Márcio Chagas; CORRESPONDÊNCIAS: Jornal A Gazeta, Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo, Vitória, ES, CEP: 29053-315.