Meditação para ajudar a crescer na carreira

Meditação para ajudar a crescer na carreira

Tão importantes quanto o conhecimento técnico, as habilidades comportamentais têm sido cada vez mais valorizadas pelas empresas, motivando contratações e até promoções para os profissionais. Mas se em algumas pessoas o controle emocional se manifesta de forma natural, em outras pode ser desenvolvido com a ajuda de cursos e até de meditação.

Autora de uma pesquisa sobre as competências necessárias para que profissionais mantenham seus empregos e se destaquem, a mestre em Gestão de Pessoas e Inovação Marinete Francischetto explica que o autocontrole é o aspecto emocional mais procurado.

“A habilidade mais requerida é o autocontrole emocional, justamente porque estamos vivendo em um mundo em constante evolução. O século XXI é globalizado, dinâmico e competitivo. A cada instante, temos inovações em processos e produtos, além de um volume de informações imensurável. O profissional tem que se adaptar a essas novidades e, ao mesmo tempo, ter a capacidade de julgar o que é e o que não é importante. O que vai fazer a diferença entre dois profissionais com o mesmo conhecimento técnico são as competências comportamentais, como a capacidade de manter o controle diante de tantas transformações”, avalia a professora e coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Vila Velha (UVV) na modalidade a distância.

Marinete também destaca que em grandes empresas, como o Google, as habilidades comportamentais (soft skills) já são o principal fator para contratação e que, por conta dessa demanda, a formação profissional está passando por mudanças.

Já a psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas e Carreira Gisélia Freitas acrescenta que os profissionais também devem estar atentos a outra competência, a organizacional, que varia de acordo com a cultura de cada empresa, com as regionalidades, entre outros aspectos.

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do Unesc, Daiana Sturza de Queiroz, ressalta a importância do autoconhecimento na condução de uma carreira de sucesso.

“É importante entender quais são próprios objetivos, o que dá sentido à vida e o que compõe o projeto de vida. O autoconhecimento possibilita saber pontos fortes e fracos para buscar fortalecer as melhores características e aprimorar as que não são boas”, salienta a professora.

Daiana  destaca que uma habilidade pouco falada, mas  muito  importante é a “atenção plena” (mindfullness). Trata-se da capacidade de permanecer focado no momento presente e não se dispersar. A prática pode ser desenvolvida, por meio de exercícios que incluem meditações e treinos de respiração.

Habilidades

Leitura, participação em eventos, trabalhos voluntários e formação constante ajudam a trabalhar as habilidades comportamentais. Mas a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) seccional Espírito Santo, Kátia Vasconcellos, reforça que as soft skills (habilidades subjetivas) são desenvolvidas principalmente com exercícios práticos, já que não há uma fórmula pronta que pode ser aprendida em um banco de universidade ou em laboratório. É na pressão do dia a dia do mercado de trabalho que essas características vão ser testadas e desenvolvidas.

“Quanto mais a pessoa se coloca em posição de aprendizagem, melhor. Essas habilidades não são desenvolvidas só no ambiente de trabalho, são aprendidas também na vida e servem para a vida. Quanto mais oportunidades de experimentar, maiores as chances de se desenvolver. É na prática que aprendemos a ser melhores ouvintes e a nos colocar na perspectiva do outro”, observa Kátia.

Segundo relatório publicado no início deste ano pelo Fórum Econômico Mundial, até 2020, 35% das habilidades exigidas para a maioria das profissões devem mudar para dar espaço às habilidades comportamentais. Com o avanço da Quarta Revolução Industrial, estarão em foco as capacidades que diferem os seres humanos da inteligência artificial, e as transformações já começaram.

Kátia observa que os requisitos requeridos dos profissionais hoje são diferentes do que era exigido  há alguns anos. “Em um passado não muito distante, era exigida a hard skills – a competência técnica, o conhecimento, a habilidade, aquilo do núcleo duro da formação. Isso sempre foi um diferencial muito grande, e as pessoas se esforçaram muito por isso. Não deixou de ser importante, mas, agora, cada vez mais se fala nas soft skills, que não são competências técnicas, mas comportamentais. Em um ambiente cada vez mais tecnológico, é a qualidade do humano que mais vai fazer a diferença”, destaca Kátia

FOTO: Pixabay

FRASES DESTAQUE

“No  mundo em  evolução, a habilidade mais requerida  é o autocontrole”

Marinete Francischetto, coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da UVV

“É importante conhecer os   pontos fortes e fracos” 

Daiana Sturza de Queiroz, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do Unesc

SAIBA: Habilidades  exigidas pelas empresas

Comportamento afeta a carreira dos profissionais

Resolução de problemas

Essa é a habilidade mais exigida pelo mercado, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial. Estima-se que 36% dos postos de trabalho vão exigir que o profissional saiba resolver problemas complexos

Pensamento crítico

Saber usar a lógica e a racionalização para descobrir pontos fracos e fortes na resolução de problemas é a definição do pensamento crítico, habilidade que é a segunda mais cobrada, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial

Autoconhecimento

O profissional que se conhece e sabe detectar seus objetivos, desejos e potencialidades consegue ver sentido na vida e na carreira. O autoconhecimento também possibilita reconhecer pontos fortes e fracos para fortalecer características boas e aprimorar outras, contribuindo para a própria carreira e para a empresa que trabalha

Resiliência

É um conceito da física que trata da capacidade que um material tem de se deformar, mas permanecer íntegro. Também é a capacidade de se adaptar a adversidades na rotina profissional e, a partir delas, transformar-se, ampliando oportunidades

Gestão de conflitos

O profissional não pode ter medo do conflito, e sim deve buscar resolvê-lo. Divergências de opinião são comuns e até saudáveis. Com criatividade, é possível gerir conflitos e fazer disso um diferencial estratégico

Negociação

A vida é uma constante negociação, com os chefes, colegas e consigo mesmo. Assim como a gestão de conflitos, essa habilidade tem sido muito procurada pelo mercado de trabalho. Quem é capaz de fazer negociações em que ambas as partes fiquem satisfeitas ganha pontos

Inteligência emocional

Conhecer e gerenciar as próprias emoções auxilia no desenvolvimento da carreira e também no relacionamento interpessoal, seja trabalhando em equipe, seja sozinho

Criatividade e inovação

Profissionais criativos saem na frente, já que empresas procuram quem sabe inovar e se reinventar. Esse é um diferencial competitivo, uma vez que a inteligência artificial consegue executar tarefas, mas não é capaz de ter ideias

Relacionamento interpessoal

Uma das habilidades mais requisitadas para o futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial, é a “inclinação para o servir”, que consiste na capacidade de ajudar as outras pessoas. Por isso, o relacionamento interpessoal é tão importante, enquanto que problemas de relacionamento podem resultar até em demissão

Comunicação

Além de saber se relacionar com os outros, a habilidade de comunicação  conta pontos para o sucesso na carreira. Quem quer ser promovido e ter visibilidade na carreira tem que ter uma boa habilidade de comunicação

Administrator

Deixe o seu comentário

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.