Alguns programas de intercâmbio permitem realizar cursos no exterior e até cursar graduação, mestrado ou doutorado. Para cada habilidade, área de atuação ou carreira há um país que melhor se adequa ao perfil do profissional.
Quem quer realizar a graduação no exterior pode optar por estudar integralmente ou parcialmente em instituições estrangeiras. Mas, para que isso ocorra, é importante saber junto à instituição em que estuda em seu país de origem com quais universidades estrangeiras ela possui convênio e depois consultar uma agência de intercâmbio.
Segundo a diretora da World Study Vitória, Maria Clara Dável, também há a possibilidade de realizar a graduação ou um outro curso e trabalhar no exterior. “A pessoa pode optar por fazer um programa de trabalho durante as férias, programa de idiomas; frequentar uma escola de verão ou de inverno nas áreas de Direito e Negócios; fazer cursos vocacionais, como Estética, Educação Física e Cuidados Infantis; cursar um técnico profissionalizante em Tecnologia da Informação, Marketing e Vendas com permissão de trabalho na área; ou frequentar uma escola de startup no Canadá”, exemplifica.
Os principais destinos escolhidos para esse tipo de intercâmbio são: Estados Unidos, Austrália, Canadá, Argentina, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Suíça, Portugal, Irlanda e Japão.
VIAGENS
Os programas para turbinar o conhecimento
INTERCÂMBIO PARA ESTUDO DE IDIOMAS
Essa modalidade tem como objetivo aprender uma nova língua. Pode ser feito por pessoas que têm um nível inicial na língua estrangeira e por quem já possui nível mais avançado e deseja evoluir mais. Esse tipo de intercâmbio tem duração de um mês a um ano. Os principais locais escolhidos para a língua inglesa são Irlanda, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos e Austrália. Para espanhol: Espanha, Costa Rica, Argentina, Colômbia e Uruguai. E para o Francês: Sul da França, Alpes Suíços, Bruxelas, Genebra e Montreal.
ENSINO MÉDIO – HIGH SCHOOL
É possível cursar o ensino médio no exterior. O aluno, além das matérias tradicionais, também terá contato com outra cultura e fluência em uma língua. Em geral, o estudante tem que ter entre 14 e 18 anos de idade, dependendo do programa de ensino médio no exterior e do país escolhido. Os principais destinos são: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, França, Suíça, Irlanda, Espanha, Suécia, Noruega, África do Sul, Coreia do Sul e Holanda.
GRADUAÇÃO
A graduação pode ser cursada integralmente ou parcialmente em instituições estrangeiras. Para que isso ocorra, é importante saber junto à instituição em que estuda no país de origem com quais universidades estrangeiras ela possui convênio e depois consultar uma agência de intercâmbio. Os principais destinos escolhidos para esse tipo de intercâmbio são: Estados Unidos, Austrália, Canadá, Argentina, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Suíça, Portugal, Irlanda e Japão.
ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL
Além do curso de graduação, é possível fazer uma especialização profissional fora do país, como pós-graduação, mestrado, doutorado ou algum outro curso que ofereça capacitação específica para um aspecto da área de conhecimento estudada. Além disso, há ainda a possibilidade de um mestrado ou doutorado “sanduíche”, no qual o estudante inicia a pesquisa no Brasil e viaja por um período que varia de 3 a 6 meses, de acordo com o objetivo da pesquisa. Os principais destinos escolhidos para este tipo de intercâmbio são: Estados Unidos, Austrália, Canadá, Argentina, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Suíça, Portugal, Irlanda e Japão.
VOLUNTARIADO
Essa forma de intercâmbio possibilita que você aprenda uma nova língua enquanto ajuda pessoas. A viagem é para trabalhar em uma ONG ou um outro tipo de organização que realiza trabalhos sociais. Ela melhora as habilidades de fala e a compreensão da língua, que são desenvolvidas por meio do contato com outras pessoas. Os principais locais para este tipo de viagem são países como a África do Sul e Argentina.
WORK AND TRAVEL
Nesse tipo de intercâmbio, a pessoa irá para outro país, por meio de programas de trabalho, que irão trazer mais experiência para o currículo do profissional, aprendizado da língua estrangeira e novas vivências interpessoais. O destino preferido para esse tipo de intercâmbio são os Estados Unidos.
PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS
Existem agências que oferecem intercâmbio como programa de viagem e aprendizado para pessoas mais velhas. Para participar dessa modalidade, é preciso ter mais do que 50 anos de idade. A duração mínima é de duas semanas, sendo que existe a possibilidade de fazer um combo com atividades culturais em espanhol, francês, italiano e inglês. Entre os destinos favoritos estão Espanha, Itália, França, Irlanda, Malta e Inglaterra.