universitário

Um dia como universitário

A escolha da carreira que será seguida é uma dúvida cruel, que atormenta quase todo estudante de ensino médio. É um momento difícil que precisa ser avaliado com bastante calma. Para auxiliar os jovens, instituições de ensino superior promovem visitas guiadas e eventos para alunos de escolas públicas e particulares do Espírito Santo. É uma maneira de conhecer a estrutura da faculdade, a rotina dos cursos e um pouco da profissão antes de tomar uma das decisões mais importantes na vida.

A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, a Emescam, por exemplo, utiliza duas alternativas para alcançar esse público.

Além das visitas guiadas, a própria Emescam vai às escolas para participar de feiras de profissões e palestras sobre os cursos da instituição.O retorno é bastante positivo, como analisa a supervisora pedagógica da instituição de ensino, Janaína Dardengo. “O aluno se sente motivado a se preparar melhor para o vestibular, sente um pouco do que é a rotina dos cursos. É uma fase de muitas dúvidas e esses programas ajudam a responder vários questionamentos dos jovens”, comenta.

Além das faculdades privadas, as instituições públicas também ofertam esses serviços para alunos de ensino médio. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conta com o projeto Portas Abertas, de visitação para estudantes de ensino fundamental e ensino médio, em mais de 10 campi. Durante a visita, são apresentados a estrutura organizacional, os cursos, o processo seletivo e as instalações do Ifes. Somente a unidade da Serra já recebeu mais de 600 alunos de cerca de 10 escolas. A proposta tem dado tão certo que deixará de ser um projeto temporário para se tornar um programa efetivo do instituto.

Já a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realiza anualmente a Mostra de Profissões, evento aberto para toda a comunidade com o objetivo de apresentar os cursos, salas de aula e laboratórios. Mais de 7 mil alunos participam do evento.

Na hora de escolher uma carreira, as escolas aconselham seus alunos mostrando diferentes profissões e tipos de formação. Segundo Feliphe Freire Alves, coordenador do Ensino Médio do SEB COC, para que os alunos da instituição tenham esse suporte na hora de escolher o curso certo, a escola desenvolve projetos acadêmicos como uma feira de empreendedorismo e um dia de conversa com cerca de 40 profissionais.

“Levamos o aluno a vivenciar profissões para que eles tenham suporte e possam escolher, mesmo ainda sendo muito novos, se querem fazer um curso técnico ou faculdade”, explica.

 

Experiência real

Faculdades e escolas que oferecem aos jovens chance de conhecer profissão

 

SEB COC

Escola realiza uma feira de empreendedorismo e um dia de conversa com cerca de 40 profissionais.

 

UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo realiza, anualmente, a Mostra de Profissões, voltada a  estudantes do ensino médio. É possível tirar dúvidas sobre os cursos e visitar salas de aulas e laboratórios. O evento ocorre no mês de outubro nos campi da universidade.

 

MULTIVIX

A faculdade realiza  a Feira de Profissões, que acontece uma vez por ano nas oito unidades do grupo. A programação conta com visitas guiadas, palestras, simulações, jogos e outras atividades. Também oferece a Visita Guiada Multivix, que pode acontecer individualmente,  tem duração média de 30 minutos e pode ser agendada no site da instituição.

 

 

ESTÁCIO DE SÁ

Há  visitas guiadas  semanais voltadas a alunos do ensino médio, que  acontecem com agendamento. São realizados também aulões na véspera de realização do Enem.

EMESCAM

Alunos de escolas públicas e privadas e outros   visitantes podem fazer  uma   visita monitorada na faculdade. A instituição também participa de feiras de profissões e palestras sobre cursos em escolas.

IFES

O   Portas Abertas, do Instituto Federal do Espírito Santo, é   realizado nos campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba, Vitória, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha. Na   visitação, alunos que estão cursando os oitavos e nonos anos do ensino fundamental e os alunos do ensino médio podem  conhecer os cursos.

 

FAESA

A Faesa  mantém programas de visitas guiadas e eventos para auxiliar estudantes de ensino médio na escolha do curso.

 

NOVO MILÊNIO

A instituição realiza uma feira de cursos e profissões para alunos do ensino médio.