Estar seguro no emprego não é motivo para se acomodar e deixar de estudar. Afinal, investir em conhecimento pode garantir ascensão profissional e aumento salarial. Um levantamento feito pela Catho Educação mostrou que a qualificação profissional pode ampliar a remuneração de um trabalhador que exerce função de coordenação em até 53%. Mas não é só para quem atua em cargos de chefia que continuar os estudos faz diferença. No nível operacional ou de assistente, o acréscimo no salário pode ser de até 25%.
Eduardo Ferraz, diretor da MMurad/ Fundação Getúlio Vargas, reforça a importância da formação na carreira profissional. “Várias pesquisas demonstram isso: quanto maior o grau de instrução, maior o salário. Ou seja, além do crescimento pessoal e profissional, uma pós pode ajudá-lo a ter uma condição de vida bem melhor”, comenta Ferraz.
O coordenador da Faculdade Pio XII, Marcelo Loyola Fraga, reforça que os trabalhadores que possuem pós-graduação podem aumentar ainda mais os ganhos salariais. “Alguns chegam a ter um salário 2,5 vezes maior que um graduado. Além disso, esse profissional tem muito mais chance de assumir cargos de gestão”, destaca.
Além do incremento na renda, o estudo contínuo traz outras vantagens. Segundo os especialistas, o profissional que busca avançar na sua formação é mais valorizado pelo mercado e conta com um diferencial na hora de disputar vagas.
“Isso sem contar que, durante o curso, o aluno consegue ainda construir uma rede de contatos valiosa, que pode ser usada para o crescimento profissional.”
