
Conhecida como a maior celebração religiosa do Espírito Santo, a terceira maior festa
Mariana do Brasil a Festa da Penha, realizada em Vila Velha/Espírito Santo, é um símbolo
tradicional da cultura local capixaba, fortalecendo o cenário local de turismo religioso,
reforçando a identidade capixaba e movimentando a economia da região.
Nesse ano, o evento acontecerá entre os dias 21 e 29 de abril e tem como temática “Eis aqui a serva do Senhor”. O tema é inspirado na passagem bíblica de Lucas (1,38) e foi escolhido para atrair os jovens, entender e falar a linguagem desse público e ser motivo de reflexões acerca do servir a Deus. O trecho está em conformidade com o Sínodo dos Bispos, realizado em janeiro deste ano no Vaticano, e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A Romaria dos Homens, é a mais longa, a mais expressiva e sem dúvida a mais esperada de todas as romarias. No sábado que antecede o dia da padroeira, pelo menos 700 mil romeiros tomam as ruas de Vitória e Vila Velha para a maior manifestação devocional do estado e uma das maiores do Brasil. São percorridos 14km, saindo da Catedral Metropolitana de Vitória e chegando ao Parque da Prainha, em Vila Velha. Apesar do título, todas as pessoas participam, o que torna a romaria como sendo das famílias. Crianças, jovens, idosos, homens, mulheres, enfim, todo mundo participa. Além do esforço e da coragem de encarar uma caminhada de aproximadamente 4 horas, a fé e a gratidão são os “combustíveis” que movem os milhares de filhos e filhas.
A Romaria dos Homens acontece há pelo menos 60 anos. A primeira edição ocorreu no ano de 1955, durante o dia, com um trajeto diferente, no entanto, só em 1958, após decisão do então Arcebispo de Vitória, Dom João Batista, a romaria passou a ter os 14km de extensão, com realização à noite. Antes deste episósio, o itinerário passava pela Vila Rubim, Ponte Florentino Avidos, São Torquato, Rodovia Carlos Lindenberg e subia até o Campinho do Convento. Uma outra curiosidade, é que na chegada ao portão principal de acesso ao Santuário, somente os homens podiam subir para participar da Missa. Um grupo de frades ficava no portão e impedia a entrada de pessoas do sexo feminino
A Romaria das Mulheres sai do Santuário de Vila Velha e segue até a Prainha, onde uma missa é celebrada. Famílias inteiras participam da caminhada.
Tradicional na Festa da Penha, o movimento feminino vem ganhando força e, assim como a Romaria dos Homens, ganha a participação de famílias inteiras, e não só de mulheres.