Modelo inovador na área de saúde

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O novo hospital próprio da Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, foi construído com a ajuda dos próprios médicos cooperados

Por meio de uma iniciativa de negócio inovadora e baseada no modelo cooperativista, a Unimed Sul Capixaba, uma das quatro operadoras que formam a Unimed Federação Espírito Santo, vai garantir ao público de Cachoeiro de Itapemirim e cidades vizinhas atendimento em um dos hospitais mais modernos da região a partir do ano que vem.

 

Já se encontram bem adiantadas as obras de construção do novo hospital da cooperativa, empreendimento viabilizado por meio de um Fundo de Investimento Imobiliário que contou com os médicos associados da cooperativa como cotistas.

 

A obra tem previsão de finalização ainda neste ano, com o começo das operações no primeiro trimestre de 2020. A unidade está localizada no bairro União e será capaz de atender a procedimentos de média e alta complexidades. O presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista Pinto, destaca que a nova unidade é fruto da união cooperativa dos associados.

 

 

“Primeiro captamos recursos por meio de cotas do fundo imobiliário junto aos nossos médicos cooperados. Depois tivemos participação do Sistema Unimed e de empresários da região. A obra foi iniciada com 100% dos recursos já captados, o que garante mais segurança e uma maior velocidade em sua conclusão, além de não endividar a cooperativa”. O investimento total supera R$ 72 milhões.

 

 

A iniciativa, pioneira no país, foi premiada no Simpósio Unimed 2018, na categoria Gestão Administrativa e Financeira. O projeto executivo do empreendimento também foi destaque no XIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, maior premiação da área da América Latina.

 

“Além de cada cotista receber um aluguel predeterminado pelos próximos 20 anos, o novo hospital vai gerar renda e trabalho para os médicos cooperados, além de garantir um melhor atendimento ao nosso cliente”, afirma o presidente da cooperativa, que completa 30 anos de operação neste ano.

A unidade oferecerá, em sua primeira fase, 122 novos leitos, dez salas cirúrgicas e os serviços de oncologia e diagnóstico por imagem. O hospital terá capacidade de crescimento modular em etapas futuras, podendo ser expandido para 250 leitos em uma segunda fase e ganhar até 400 leitos em um terceiro momento.

Mais investimentos

As singulares do Sistema Unimed têm colhido conquistas e bons resultados. Atendendo a 16 municípios com uma rede de mais de 260 médicos cooperados, a Unimed Noroeste Capixaba completou 25 anos no ano passado com destaque para a capacitação dos cooperados e dos colaboradores, participação em projetos de sustentabilidade e promoção à saúde, ampliação do pronto-socorro e instalação da academia popular Unimed.

 

Para 2019, o objetivo é aprimorar a liderança e excelência na promoção à saúde. Entre os principais projetos está a expansão do hospital próprio, localizado em Colatina, com a ampliação em cerca de 40% no número de leitos.

 

Já a Unimed Norte Capixaba, presente em 14 municípios e com um quadro de 333 médicos cooperados, estuda a ampliação do seu hospital, localizado em Linhares. A cooperativa inaugura neste ano o novo espaço Viver Bem, serviço que oferece atividades planejadas e orientadas para promoção da saúde e prevenção.

PLACAR

Unimed no Estado

500 mil clientes

3.599 médicos cooperados, além de outros 3.895 colaboradores

“O que diferencia uma cooperativa de outros tipos de organizações  empresariais é que os cooperados prestam serviços e são os donos do negócio. A renda é proporcional à produção. Ou seja, quem trabalha mais ganha mais” – Alexandre Ruschi, Presidente da Unimed Federação ES

 

Meta da Unicred é dobrar número de cooperados

 

A Unicred do Espírito Santo, que atualmente oferece serviços e soluções financeiras, principalmente, para profissionais da área médica, pretende expandir seu público, dobrando o número de cooperados em um  ano,  com a oferta de serviços prime.

 

De acordo com o superintendente da cooperativa, Alberto Teixeira Jardim Júnior, a Unicred tem 1,2 mil cooperados, e atua em quatro cidades: Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha. “Nossa projeção é ter pelo menos mais 5 a 8 agências espalhadas pela Grande Vitória em um prazo de até 5 anos. Queremos que elas tenham um modelo de menor custo de operação, com eficácia comercial maior, e que sejam modernas”, conta.

 

Já o diretor-presidente da cooperativa, Dionísio Avanza Filho, explica que a Unicred tem a convicção de que o cooperativismo de crédito é o instrumento financeiro mais justo e transparente que existe. “Como instituição financeira cooperativa, não visamos diretamente o resultado, embora isso naturalmente aconteça, mas primordialmente buscamos oferecer orientação financeira isenta e atender às necessidades de produtos e serviços”, aponta.

 

Projeto para investir em unidades próprias

 

O Hospital  de Cachoeiro de Itapemirim faz parte de um planejamento estruturante da cooperativa, que prevê investimentos em unidades próprias de atendimento. Nos últimos anos, foram criadas a Maternidade Unimed, a Unimed Oncologia, o Laboratório Unimed e o Pronto-Atendimento, entre outros.

 

De acordo com o presidente da Unimed Federação Espírito Santo, Alexandre Augusto Ruschi Filho, a cooperativa é líder no mercado de planos de saúde estadual, graças ao seu modelo cooperativista. Hoje, 33% dos médicos ativos no Espírito Santo são cooperados Unimed.

“Isso gera um comprometimento muito maior dos nossos associados. O cooperativismo é a ausência formal da intermediação entre o trabalhador – neste caso o médico cooperado -, com o cliente. Esse complexo integrado de atenção à saúde oferece o máximo de qualidade, conforto e bom atendimento”, afirma o presidente.

 

A Unimed está presente em 100% dos municípios capixabas, por meio de suas quatro singulares: Unimed Vitória, Unimed Sul Capixaba, Unimed Noroeste Capixaba e Unimed Norte, além da prestadora Unimed Piraqueaçu, ligada à unidade da Capital.

 

Líder no Espírito Santo, a Unimed Vitória tem mais de 40% de participação no setor e chega a quatro décadas de atuação com uma carteira de mais de 340 mil clientes, 2.500 cooperados e outros 2.500 colaboradores. São mais de 2 milhões de consultas e cerca de 323 mil atendimentos por ano.

 

Atenção primária

Um dos projetos da cooperativa é a construção de um modelo focado na atenção primária de saúde, o Unimed Personal. “Essa modalidade de assistência médica resgata a relação médico-paciente, com foco na promoção da saúde e na sustentabilidade do negócio”, assinala o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.

 

Seguindo a linha de cuidado integrado, a cooperativa oferece, ainda, sem custo adicional, o Viver Bem Unimed, em que o paciente participa de grupos, consultas, oficinas, palestras e cursos que auxiliam na busca por uma vida mais saudável. O número de atendimentos anual nesse programa já passa de 145 mil.

“A obra foi iniciada com 100% dos recursos já captados, o que garante mais segurança e uma maior velocidade em sua conclusão, além de não endividar a cooperativa” – Leandro Baptista Pinto. Presidente da Unimed Sul Capixaba

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
  • Você também vai gostar de ler
LOGO_ESTUDIO GAZETA_210x297mm_BRANCA

Gerente Estúdio Gazeta: Vagner Bissoli | Editora Estúdio Gazeta: Tatiana Paysan | Coordenação Digital: Yuri Reis | Design e desenvolvimento de Web: Rayane Machado | © Jornal A Gazeta 2019. Todos os direitos reservados.