Norte São Mateus

Litoral de São Mateus tem espaço para tranquilidade e agitação

 

Além das belas e disputadas praias, região também tem opções para o turismo religioso e praias paradisíacas

 

Guriri é um velho conhecido dos verões capixabas, mas você sabia que vem de um pequeno coquinho o nome de batismo do balneário? Na região, é comum encontrar uma palmeira característica e que gera esse fruto comestível. Os índios que habitavam a região no passado o chamavam de guriri, que anos mais tarde batizou a ilha mateense, que localiza-se somente a 12 quilômetros da sede do município. O acesso, aliás, é fácil, rápido e feito por uma estrada asfaltada e que está em boas condições.

Para os desavisados que acham que Guriri se restringe à praia e aos shows, vai aí outra dica: a religiosidade também faz parte do principal balneário de São Mateus, cidade que tem uma extensão de mais de 40 quilômetros de litoral. A pequena Capela Nossa Senhora dos Navegantes, construída ainda na década de 1970 por duas famílias da região, cultua Iemanjá, a rainha do mar. Pontualmente às 18 horas, o sino da igreja toca convocando os fiéis. No local, até missas e celebrações são realizadas, e no período da noite a construção é iluminada, destacando os contornos da Capela dos Pescadores, como também é conhecida.

A pequena Capela Nossa Senhora dos Navegantes, construída ainda na década de 1970

 

Relaxe na praia

Mas para quem está mesmo interessado em aproveitar o que Guriri oferece de melhor, as águas mornas, calmas e sem ondas são um convite ao lazer. É exatamente essa realidade que o turista encontrará em Guriri, principal praia de São Mateus. O balneário se destaca por ser um dos mais procurados não apenas na região Norte, mas em todo o Espírito Santo. A fama do local é tanta que fica fácil encontrar famílias inteiras de outros estados por lá. Os vizinhos de Minas Gerais são os visitantes mais tradicionais.

Além da água quentinha e tranquila, o mar do balneário, nas marés baixas, forma piscinas naturais. Para os que preferem ficar em terra firme, a faixa de areia é extensa e repleta de quiosques. Boa pedida para aqueles que gostam de um peixinho frito à beira da praia, especialmente na Praia Central, que conta com ampla estrutura.

Para ter uma dimensão de como Guriri se transforma na estação mais quente do ano, a população do balneário, que gira em torno de 30 mil pessoas, passa para perto dos 100 mil no verão, segundo a própria prefeitura, lotando hotéis, casas e pousadas da região.

Guriri se destaca por ser uma das praias mais procuradas no Espírito Santo

 

Barra Nova

São Mateus vai muito além de Guriri. É notório que o balneário é o principal da cidade, mas outras praias fazem bem o papel de coadjuvante. Para os que não desejam agitação, a pedida certa é dar um pulo em Barra Nova. Localizada ao norte da ilha, para chegar até lá é preciso pegar uma estrada e acessar a entrada da localidade. Quem optar por esse destino, irá se deparar com o encontro do Rio Mucuri com o mar, que juntos formam uma praia ideal para a prática de esportes, como o stand up paddle, já que a água é extremamente tranquila e com vento moderado.

Por ser uma área mais isolada e menos conhecida, há menos pessoas para dividir a faixa de areia e, com isso, a tranquilidade é total. Há ainda passeios de barco pelo manguezal e pelo rio, área de pesca e pedalinho para curtir ainda mais a região. O ideal é passar o dia em Barra Nova, aproveitando as belezas do local, que ainda possui bons restaurantes e bares.

 

Urussuquara

Outra praia queridinha da cidade é Urussuquara. Localizada bem ao sul do município, a praia de águas límpidas e de temperatura neutra marca os limites entre São Mateus e Linhares. O principal atrativo do local é a lagoa Suruaca, muito utilizada para passeios de caiaque, mergulho e pesca, em especial a de arpão. Para chegar ao local é preciso pegar a estrada da Estação Petrolífera de Fazendas Cedro, que tem início no KM 86 da BR 101, perto da localidade de Palmito.

Além de Guriri, Barra Nova e Urussuquara, São Mateus ainda tem as praias do Caramujo, Oitizeiro, Brejo Velho, Aldeia do Coco, do Ranchinho e da Gameleira, todas com boa faixa de areia e com a vegetação de restinga preservada.

Destinos relacionados

Confira tudo o que rolou em Pontal de Aracruz

Nossa Praia: acessibilidade e segurança para pessoas com deficiência tomarem banho de mar

Trio elétrico vai animar o próximo domingo em Barra do Sahy

Final de semana com atrações gratuitas em três praias de Aracruz. Veja a programação

Pontal do Ipiranga: diversão, tranquilidade e segurança em um só lugar