
Com balneários repletos de opções de lazer e gastronomia, Aracruz é um convite para quem deseja se aventurar no Norte capixaba
O Espírito Santo tem mais de 400 quilômetros de extensão litorânea, e nesse contexto Aracruz está muito bem situado. Localizado ao Norte do Estado, o município de quase 100 mil habitantes vê esse número crescer acentuadamente no verão. O motivo? As belas e diversificadas praias do litoral. Segundo a prefeitura municipal, a estação deve trazer mais de 200 mil pessoas aos balneários da cidade até o Carnaval. E você que está interessado em conhecer um local diferente, a sugestão está aí.
Verão combina com praia, e o turista vai encontrar a estrutura necessária para aproveitar as belezas do município. Barra do Sahy é o principal destino. O point aracruzense tem boa rede hoteleira, conta com um calçadão de quase dois quilômetros, além de águas pouco agitadas e que até já foram apelidadas de “Caribe Capixaba”, em 2015, por conta da coloração clara. Para quem gosta de aproveitar não apenas a praia, a noite do balneário é agitada. Por ser o point turístico, o verão é recheado de atrações musicais e culturais durante os finais de semana.

“Anualmente preparamos uma programação que visa atender às expectativas dos nossos moradores e dos turistas que chegam à Barra do Sahy. A praia conta com limpeza diária – inclusive nas areias -, banheiros químicos colocados em pontos estratégicos, além de um serviço de orientação ao turista, onde é possível se informar sobre as atrações do local”, diz a secretária de Turismo, Flávia Cândida Ferreira Santos.

Se a intenção é desfrutar de mais calmaria, a melhor indicação é Santa Cruz. A pacata vila é o destino de quem quer águas tranquilas e não tem pressa em ver o tempo passar. A tranquilidade do local só é interrompida na hora do almoço. Polo pesqueiro do município, e margeada pela foz do Rio Piraquê-Açu, Santa Cruz carrega a fama de ter uma das melhores moquecas do Estado. O prato é pedida certa para quem passa pelo balneário. Aliás, por lá, ainda é possível navegar rio adentro nos passeios de escuna.

Um pouquinho mais ao norte, está a praia de Coqueiral. Como o próprio nome já diz, coqueiros não faltam. Eles formam um dos principais cartões-postais de Aracruz. É cenário para diversos ensaios de casamento. Para quem viaja em família, o local também é ideal, pois as águas são mornas e mais calmas, praticamente sem ondas. Outras praias que valem incluir na rota são Putiri, Mar Azul, Formosa e Praia dos Padres.

Laços indígenas
Aracruz é o município capixaba que mais preserva a cultura indígena. São nove aldeias, sendo quatro guaranis e cinco tupiniquins, muitas delas com programas voltados para o turismo, como a Aldeia Temática, que até já foi cenário de filme, situada na Aldeia Piraquê-Açu. Nela, é possível ter uma imersão no cotidiano indígena e ter contato com o artesanato produzido nas localidades. Em Santa Cruz, às margens da ES-010, que corta o litoral da cidade, pode-se adquirir peças de artesanato na Aldeia Tekoá Porã, próxima ao posto da Polícia Rodoviária Estadual.
