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Nutricionista dá dicas de alimentação durante o verão

Julliane Machado Dias é nutricionista e pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética com Ênfase em Wellness

A diversão não deve ser a única preocupação que as pessoas devem ter durante o verão. Para garantir que não tenha dor de cabeça, uns dos principais cuidados deve ser com a alimentação. A higiene com os alimentos, a hidratação e preferir alimentos leves são as principais dicas. Outra dica é não se descuidar da alimentação das crianças.

Para a nutricionista Julliane Machado Dias o primeiro passo para ter uma rotina saudável na praia é organizar o cardápio da semana com as refeições principais. “Estabelecer quais serão os pratos e fazer uma lista de compras, fazendo isso semanalmente é o tempo certo para manter os alimentos frescos sem que estrague e criar uma boa dinâmica na cozinha, estabelecendo pratos variados, esse tipo de alimentação em casa é mais econômico e ajuda a manter a alimentação saudável. Coloque o cardápio pregado na geladeira”, explicou.

A nutricionista ainda disse que pesquisar receitas novas na internet é bom para estimular o prazer de comer.

Confira mais dicas e aproveite o verão:

  • QUAL O TIPO DE LANCHE IDEAL PARA LEVAR PARA A PRAIA?

Lanches ideais para consumir na praia, são frutas cítricas e tropicais, sucos naturais feitos em casa de preferência sem adoçar, água de coco, chás gelados, snacks de batata doce, aipim, cenoura , maçã, (feitos em casa). Sanduíches naturais com pão de forma integral ou pão sírio integral, barra de cereal caseiras.

  • QUE ALIMENTOS DEVEM SER EVITADOS NESSA ÉPOCA DO ANO?

Evite alimentos não refrigerados, principalmente se for comer fora, como na praia. Queijos, camarão e sanduíches podem ser arriscados se estiverem muito tempo fora do ambiente de refrigeração. Modere no consumo da bebida alcoólica, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, o que compromete a hidratação e são pobres em valor nutritivo.

  • E AS CRIANÇAS EXIGEM UM CUIDADO ESPECIAL? SE SIM QUAL?

Sim. As crianças exigem cuidados especiais, mudança de rotina e a praticidade de alimentos industrializados são responsáveis pelo ganho de peso das crianças durante as férias de verão. Apesar de gastar calorias correndo e brincando, neste período elas costumam acordar tarde, pular refeições e substituir o almoço e o jantar por guloseimas, sorvetes e fast-food, prevendo a oscilação de horários durante as férias, é possível notar com o calor, que o apetite das crianças diminua, mas como está em fase de crescimento é fundamental garantir que ela consuma alimentos leves e nutritivos cardápios saudáveis, que agradem aos filhos.

Ao invés de doces , opte por opções refrescantes, como frutas ou doces a base de frutas. Os mais indicados são sorvetes de fruta no palito (picolé), salada de frutas, flans, vitaminas de frutas e gelatinas. Falando em gelatina faça com suco natural de frutas e Agar Agar.

  • ALGUM ALIMENTO QUE AJUDE A MANTER O BRONZEADO?

Os alimentos que ajudam no bronzeado são os de coloração amarelo-alaranjados e algumas folhas verde escuras, por serem ricos em nutrientes, tais como as vitaminas A e E, antioxidantes e o betacaroteno, são as principais fontes dos nutrientes que ajudam a adquirir e manter o bronzeado, pois estimulam a produção de melanina.

os principais alimentos são: cenoura, mamão, abóbora, beterraba, acerola e folhas verdes escuras, como rúcula, couve, espinafre, agrião, brócolis.

Confira a seguir alguns dos alimentos aliados de um belo e saudável bronzeado:

  • Abóbora – É rica em betacaroteno e vitamina E.
  • Cenoura – É o alimento mais rico em betacaroteno;
  • Mamão – Também apresenta elevado teor de betacaroteno, além de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino;
  • Laranja – É um antioxidante poderoso, com elevado teor de vitamina C;
  • Espinafre – Possui betacaroteno, fibras e clorofila. A clorofila é uma substância essencial para o processo de desintoxicação e limpeza do organismo;
  • Água de coco – Apresenta elevado teor de potássio, mineral essencial para a hidratação da pele;
  • Oleaginosas (amêndoas, caju, castanha do Pará, semente de girassol) – As oleaginosas são ricas em vitamina E (antioxidante complementar da vitamina C) e em selênio, mineral que atua na prevenção de câncer;
  • Batata doce – Embora não apresente a cor alaranjada tão característica como outros alimentos, a batata doce possui significativa quantidade de betacaroteno;
  • Gérmen de trigo – Apresenta elevado teor de fibras e vitamina E, auxiliando no bom funcionamento do intestino e mantendo a hidratação da pele;
  • Tomate – O tomate é rico em licopeno, pigmento encontrado em alimentos de cor vermelha. A sua ação antioxidante é potencializada se o alimento for consumido levemente cozido.
  • MUITO IMPORTANTE TAMBÉM É O CUIDADO COM A HIDRATAÇÃO. QUAIS SÃO AS DICAS?

No verão o clima é bem intenso, com a maioria dos dias quentes e ensolarados, nesses dias de muito calor, ocorre uma maior perda de líquidos e minerais, devido o aumento temperatura corporal e transpiração excessiva. Por isso é necessário hidratar, para que todo liquido perdido seja reposto. Para repôs a água do corpo, precisa fazer consumo de água, chás gelados, sucos naturais e líquidos em geral.

Frutas e legumes também são fontes importantes de minerais que se perdem facilmente na transpiração. A água de coco é uma ótima escolha para reposição de líquidos durante este período.

  • RECOMENDAÇÕES GERAIS

Abaixo seguem algumas dicas para manter uma alimentação saudável sem prejudicar os dias de férias na praia.

  • Sempre consuma e ofereça líquidos para as crianças, água, água de coco, sucos naturais, que repõem vitaminas e sais minerais perdidos na transpiração;
  • Evite o consumo de refrigerante e outras bebidas gaseificadas, pois elas favorecem a desidratação e a eliminação de sais minerais pela urina;
  • Prefira as comidas feitas em casa, mas se durante o passeio resolver comer fora, evite frituras e comidas muito gordurosas;
  • Evite alimentos processados, enlatados, congelados e condimentados;
  • Muita atenção com os alimentos preparados em barraquinhas na praia ou em lanchonetes móveis, pois os alimentos podem ficar expostos ao sol e estragarem com maior rapidez;
  • Evite comidas que contenham muito sal, pois o sal retém líquido no corpo; deixando a pessoa inchada.
  • Não esqueça de oferecer sempre as crianças o café da manhã em casa.
  • No almoço e jantar prefira um cardápio mais leve, com verduras, legumes, carnes assados, grelhados e refogados que garantem uma digestão fácil e maior disposição, não se esquecendo
  • de consumir os alimentos que nos dão energia por corpo (massas integrais, arroz, feijão, batatas doces, aipim, inhame);
  • Frutas ricas em água, como melancia, melão, tangerina, laranja e abacaxi são ótimas para hidratar e repor vitaminas e sais minerais, sejam in natura ou na forma de sucos;
  • Ofereça as crianças lanches leves de duas em duas horas; já preparações como salgadinhos, balas, sorvetes, chocolates e outras guloseimas devem ser evitados ao máximo, se houver consumo que seja sem exageros, pois seu consumo exagerado faz com que as crianças engordem demais no período de férias, isso também vale para os adultos. Evite alimentos que contenham maionese industrializada ou caseira.

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