Praia acessível a todos na Barra do Sahy
Aracruz Norte

Praia acessível a todos na Barra do Sahy

Projeto municipal oferece suporte para pessoas com deficiência

Ir à praia e tomar um bom banho de mar pode parecer algo rotineiro para a maioria das pessoas, mas para as pessoas portadoras de necessidades especiais, realizar atividades simples como um mergulho pode ser um desafio. Foi justamente pensando em oferecer alternativas para esse público que foi criado o projeto Nossa Praia, em Barra do Sahy, principal balneário de Aracruz, no litoral Norte capixaba.

 

 

Divulgação | Prefeitura de Aracruz

Idealizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do município, o projeto foi implantado no primeiro sábado de 2018 e será estendido até o carnaval. “Implantamos o projeto no início do verão e vamos atender todas as sextas, sábados e domingos no período da manhã, das 8 horas até as 12h. Cadeirantes, deficientes visuais e qualquer público que necessite de uma atenção especial pode procurar pelo Nossa Praia”, explica o secretário e coordenador, Emerson Nascimento de Oliveira.

Especialista em educação inclusiva, o professor do projeto, André Pereira Carvalho Corrêa, lembra que o pedido de uma moradora do município com um filho especial foi determinante para que o Nossa Praia saísse do papel.

“Vale destacar que o Nossa Praia foi criado por meio da demanda de uma mãe. Ela conheceu uma iniciativa semelhante em Vitória, nos procurou para ver a possibilidade de implementarmos no município e atender ao filho dela e também a outras pessoas. Infelizmente o rapaz não pode tirar proveito do projeto, pois faleceu meses antes, mas levamos a ideia à frente”, destaca. 

Como funciona

Divulgação | Prefeitura de Aracruz

A pessoa com necessidades especiais é levada ao mar em cadeiras adaptadas e flutuáveis, com o apoio de uma equipe composta por um profissional de educação física, um estagiário e dois guarda-vidas Não é necessário ser morador do município para utilizar o serviço. Basta chegar, se identificar e desfrutar das águas do mar aracruzense.

Como não poderia deixar de ser, a satisfação em fazer a alegria das pessoas é um fator motivador para os envolvidos no projeto. “É muito gratificante trabalhar com esse público. Para nós é tão banal ir à praia, mas para eles é algo especial. Por conta da dificuldade de locomoção e da dependência de outras pessoas, eles muitas vezes se sentem retraídos e tímidos, mas aqui conseguem momentos de alegria e por vezes até esquecem das dificuldades. Basta chegar que será atendido por nossa equipe da melhor forma possível”, garante André Pereira.

Inicialmente, o Nossa Praia deve durar até o fim do carnaval, mas o secretário deixou no ar a possibilidade de uma extensão dependendo da demanda no verão. “Existindo público, há a possibilidade de estendermos ao longo do ano. Até porque o mar de Aracruz é muito frio no verão, enquanto que em outras estações a água é mais quente e mais atrativa ao público. Nesse caso, podemos até criar parcerias com entidades como a Apae, por exemplo, para que o Nossa Praia se mantenha ativo”, explica.

Para os interessados, é fácil encontrar a tenda montada na praia. Para quem vem a Aracruz pela ES 257, basta entrar na terceira rua de acesso à Barra do Sahy e seguir em direção à praia, que já estará bem próximo ao local. Além disso, foram colocados banners indicando a localização exata do projeto. Já aqueles que chegam via ES 010 devem entrar na Avenida Beira-Mar e seguir em direção aos últimos quiosques da orla.

Divulgação | Prefeitura de Aracruz

 

Destinos relacionados

Confira tudo o que rolou em Pontal de Aracruz

Nossa Praia: acessibilidade e segurança para pessoas com deficiência tomarem banho de mar

Trio elétrico vai animar o próximo domingo em Barra do Sahy

Final de semana com atrações gratuitas em três praias de Aracruz. Veja a programação

Pontal do Ipiranga: diversão, tranquilidade e segurança em um só lugar