Piúma, a cidade das conchas
Piúma Sul Praias

Piúma, a cidade das conchas

O Município de Piúma, localizado no litoral Sul do Espírito Santo, é o menor município do Estado com 73,5km².

Seu balneário possui 8 km de praias, que atraem milhares de turistas de diferentes lugares do Brasil na alta temporada. Com o clima tropical, amenizado pelos ventos marítimos, Piúma é cercada por quatro pequenas ilhas: do Gambá, do Meio, dos Cabritos e dos Franceses, formando belíssimas paisagens naturais.

O município é considerado o maior produtor de conchas do país, devido ao encontro de correntes marítimas quentes e frias na região favorecendo a reprodução dessa espécie. O artesanato de conchas de Piúma, inclusive, é famoso internacionalmente, movimentando a economia local.

O pescado também tem uma participação econômica importante, colocando Piúma em terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de peixes do Espírito Santo. Além da pesca, a orla local é utilizada para a prática de mergulho, um esporte que permite a contemplação da biodiversidade marinhada região.

De origem tupi-guarani e com influência francesa, o nome Piúma tem dois significados. Uns acreditam na denominação “águas escuras”, que foi dada pela maior concentração do Estado de areias monazíticas nas praias do município. Outros dizem que Piúma é o nome de uma espécie de mosquito dos manguezais da região. Para atender a demanda turística o Município dispõe de estrutura para hospedagem, alimentação, entretenimento e lazer.

Fonte: Prefeitura de Piúma 

Destinos relacionados

Festival gastronômico agita fim de semana em Presidente Kennedy

Fim de semana de muita agitação em Presidente Kennedy

Confira as fotos da 5ª Corrida de Verão Tv Gazeta Sul

Moda Verão 2019

Cobertura fotográfica Arena de Verão em Marataízes