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O poder dos millennials

A geração Y é a grande responsável pelo crescimento do mercado de produtos de luxo. Esse público representou 85% do consumo de grifes

Os millennials – pessoas que têm, hoje, entre 18 e 35 anos –, também conhecidos por Geração Y, têm impactado a forma de a sociedade consumir. Esse grupo, cuja maioria trabalha ou estuda, além de ser engajada em causas sociais e ambientais, segundo levantamento da startup de pesquisas MindMiners, deve atingir seu auge em 2020. 

A geração que já nasceu conectada e antenada com o futuro, também é o retrato da indústria do luxo. O universo – que movimenta em torno de US$ 290 bilhões (R$ 1,14 trilhão) anualmente – tem muito a agradecer aos “millennials”. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo banco suíço UBS e feita com mais de três mil consumidores da China, Europa e Estados Unidos, são eles os três grandes responsáveis pelo crescimento do mercado de produtos de luxo, do qual representaram 85% em 2017. E no Brasil, parte dessa geração também não fica de fora desse índice.
 
Ainda de acordo com o levantamento, essa fatia específica formada sobretudo por pessoas com idades entre 18 e 35 anos representará 45% das receitas totais do segmento de luxo até 2025. No caso dos chineses, eles responderam por 20% das vendas de luxo no ano passado, enquanto os italianos e os americanos mais jovens dispõem de orçamentos maiores do que seus conterrâneos mais velhos para gastar com grifes ao mesmo tempo em que se preocupam menos com o futuro.

 

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Outros fatos que são destaques no estudo: com base nos dados coletados pelos pesquisadores nas redes sociais, as marcas de luxo favoritas dos millennials são Louis Vuitton e Gucci. E apesar do e-commerce estar crescendo a passos largos em todas as áreas, na hora de comprar Louboutins eles ainda dão preferência para as lojas físicas.
 
Jovem antenada
 
A estudante de medicina Jade Valim, de 22 anos, é o retrato dessa geração que investe em peças de luxo, mas com consciência. “Já fui mais consumista. Hoje diminuí o meu ritmo de consumo, que era exagerado. Dou preferência para produtos de marcas mais caras e grifes porque os produtos realmente têm maior durabilidade”, conta.
No closet estão as suas marcas favoritas como Prada, Valentino, Dolce & Gabbana e Gucci. “Eu adoro bolsas. Na minha família somos muito diferentes, três mulheres com gostos variados. Eu prefiro as bolsas, já a minha mãe e irmã gostam muito de joias e sapatos”, conta ela que gosta de frequentar o badalado shopping Village Mall, no Rio de Janeiro.
 
Assim como os jovens de sua geração, ela vive conectada a antenada com as novidades. “Sempre estou conectada no meu celular. Qualquer coisa que acontece eu já estou ciente, respondo as mensagens quase que imediatamente.  Mas não faço qualquer coisa pelo meu celular. Consigo deixá-lo em casa para um almoço”, diz Jade.

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