Especial

dots-horizontal

EM BUSCA DO DIAMANTE PERFEITO

Símbolos de luxo e poder, minerais podem atingir cifras astronômicas. Designers de joias revelam como escolher o melhor diamante

Não é só o diamante que encanta. Várias pedras preciosas que passam centenas de anos se compondo no solo têm seu valor e refletem isso na própria beleza e raridade. Mas “o melhor amigo das mulheres”, como disse Marilyn Monroe, tem seu lugar em uma peça de verdadeiro luxo. Além disso, as gemas que são agregadas às peças também têm diferentes significados.

DIAMANTES – DORION SOARES

O primeiro diamante foi descoberto há quase três mil anos na Índia. Mas em 1850 – com a descoberta de uma grande produção de diamantes no continente Africano – é que as peças se popularizaram no uso para a joalheria. Segundo o de- signer de joias Dorion Soares, o nome “diamante” é derivado da palavra grega “Adamas”, que significa “Invencível”, o que explica o seu título de mineral mais duro da terra, apresentando dureza 10 da escala Mohrs (escala que quantifica a resistência de diferentes minerais).

Dorion ainda descreve que os valores adquiridos aos diamantes variam de acordo com suas cores, raridade, nível de pureza, tamanhos e cortes. “Vale lembrar também que diamante é o nome dado ao mineral, e brilhante é o tipo de lapidação mais conhecida. Porém eles possuem outras formas como gota, oval, lapidação esmeralda e prince, por exemplo”, complementa o designer.

DIAMANTES – DORION SOARESJuntando todas as suas especificações, os valores desses minerais podem atingir cifras astronômicas. O designer de joias Ricardo Vieira esclarece que essas particularidades são definidas pela tabela dos 4 C ́s, conhecida e utilizada internacionalmente por empresas que exploram e comercializam esse mineral. “A tabela tipifica o diamante em relação a quatro fatores importantes, são eles: carat (peso em quilates), color (cor), clarity (grau de pureza), e cut (corte)”, explica Ricardo.

E desvendando outras peças, para além daquelas já conhecidas ao redor do mundo – os diamantes cristalinos e transparentes esses minerais possuem diferentes cores, e quanto mais coloridos, mais raros. A designer de joias Adriana Delmaestro explica que a ciência atribui a cor do diamante pela presença de impurezas ou defeitos na rede cristalina da pedra.

“O diamante puro, aquele completamente incolor, é formado apenas por um elemento: o carbono. Mas alguns átomos de carbono podem ser substituídos por outros elementos, como por exemplo nos diamantes verdes, que podem adquirir a cor por seus depósitos estarem próximos à rochas radioativas”, exemplifica Adriana.

Ela conta que o cor de rosa é um dos mais caros do mundo, e aquele denominado de “pink star” é atualmente a pedra preciosa mais cara negociada em um leilão, tendo sido ar- rematada por cerca de 73,9 milhões de dólares – aproximadamente 248 milhões de reais – pela famosa joalheria Chow Tai Fook, uma das maiores do mundo. Adriana acrescenta que os diamantes também podem ser coloridos artificialmente, mas os documentos da pedra de- vem indicar que ela foi tratada. “Existem dois tipos de diamantes coloridos: diamantes tratados coloridos e diamantes coloridos naturais. Diamantes coloridos tratados valem muito menos e qualquer um dos documentos da pedra devem indicar esse procedimento”. Ressalta ela

Além de seus valores em reais, dólares ou euros, a expressão dos diamantes nas peças pode ir muito além do material. O joalheiro Ri- cardo Vieira diz que a aquisição de um diamante deve ser uma experiência agradável e segura. “Mais
que um investimento, um diamante representa uma expressão de afeto e amor”, relata ele. O de- signer de joias Dorion Soares vê a peça como “um símbolo do amor eterno”. A designer Adriana Del maestro desvenda o caminho certo para achar o mineral perfeito: “Na minha opinião, o diamante perfeito é aquele que chega no momento certo, cercado de emoções”, finaliza ela.

Gostou dessa matéria? Compartilhe!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Pinterest
Envie por Whatsapp

Nos conte sua opinião, deixe um comentário:

Você também vai gostar de ler

ag
revista.ag

Editora: Mariana Perini - Tel: (27)3321.8383 | Repórter: Guilherme Sillva. | Editora de qualidade: Andréia Pagoretti. | Design e desenvolvimento do site: Rayane Machado | Coordenação Digital: Yuri Reis | © Jornal A Gazeta 2018. Todos os direitos reservados.