Especial

dots-horizontal

O PODER DA MANHÃ

Você sabia que existe uma coisa que pode aliviar o estresse, a ansiedade a insônia, além de aumentar sua produtividade, criatividade, intuição e energia? E, melhor ainda, que essa solução cheia de benefícios incríveis está disponível para você, de graça, sendo possível adotá-la hoje mesmo?

Best-seller “O Milagre da Manhã” popularizou a rotina matinal nos Estados Unidos e no mundo

Pois saiba que isso é possível com uma simples atitude: criar uma rotina matinal. Sim, todos nós já temos as nossas, mas, aqui, estamos falando sobre as que promovem um aumento de produtividade positiva e, por consequência, maior satisfação em nossas vidas.

Algumas das pessoas mais bem-sucedidas da história confiaram na rotina matinal para ajudá-las a começar o dia consistentemente. O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começa o seu dia com atividades físicas e café da manhã com suas filhas;

Anna Wintour, editora chefe da Vogue ame-ricana, gosta de acordar bem cedo para praticar uma hora de tênis em um clube em Nova Iorque. A cofundadora e editora chefe do The Huffington Post, Arianna Huffington, inicia sua rotina com ioga e meditação e, em seguida, estabelece o que pretende fazer naquele dia; RichardBranson,fundador da Virgin, começa seu dia com uma hora de tênis ou kitesurf; Jeff Bezos, fundador da Amazon, gosta de tomar café em família…As rotinas matinais ajudam artistas, empreendedores, políticos e CEOs a controlar a maneira como eles começam seus dias. Mas isso não é um privilégio somente para celebridades. Um livro sobre o assunto virou um grande best-seller no mundo: “O Milagre da Manhã”- o segredo para transformar a sua vida (antes das 8 horas).

“O importante é que você crie este espaço para si mesmo dentro do seu dia e colha todos osbenefícios que ele oferece”

Uma grande incentivadora desta metodologia é Paula Abreu, uma das coachs e treinadoras de desenvolvimento pessoal mais seguidas no Brasil e reconhecida internacionalmente. Um verdadeiro fenômeno. Mais de 4 milhões de pessoas já assistiram seus vídeos no Youtube, mais de 440 mil pessoas acompanham seus posts no Insta- gram e mais de 80 mil no Facebook. Mais de 100 mil alunos completaram seus treinamentos on- line, fazendo dela uma das mais bem-sucedidas instrutoras online no Brasil.

“A maneira como se começa o dia vai determinar diretamente a qualidade dele. Isso é fato”

Dia desses, encontrei-a em sua casa no Rio de Janeiro e ela me deu o seguinte depoimento: “Há alguns anos, conheci no Arizona um rapaz chamado Hal Elrod. Ele palestrava sobre seu livro,o best-seller O Milagre da Manhã, que popularizou nos Estados Unidos– e depois no mundo a chamada “rotina matinal”.

Pesquisando a biografia das pessoas mais bem-sucedidas de toda a história americana, El- rod descobriu que elas tinham uma coisa em co- mum: uma rotina matinal. E essa rotina normal- mente incluía algumas práticas em comum.

Elrod, na época sem dinheiro, doente e cheio de problemas, virou cobaia do seu próprio experimento: passou a acordar uma hora mais cedo e criou uma rotina. As práticas testadas e aprovadas por ele incluíam cinco minutos de silêncio, cinco minutos de afirmações positivas, cinco minutos de visualizações positivas (imaginar seus objetivos de vida já realizados), 20 minutos de atividade física, 20 minutos de leituras inspiradoras e cinco minutos de journaling (escrever suas impressões em um caderno, ou diário).

A rotina matinal deu tão certo para Elrod que ele saiu da depressão, arrumou trabalho, conseguiu escrever um best-seller sobre essa grande virada, e virou um autor e palestrante famoso nos EUA, contagiando milhares de pessoas a acordarem mais cedo e criarem suas próprias rotinas matinais.

A escolha é sua sobre quais práticas você vai incluir na sua rotina matinal – da meditação ao alongamento, de tocar um instrumento a rezar -, masoimportanteéque vocêcrie este espaçopara você mesmo dentro do seu dia e colha todos os benefícios que ele oferece”, afirma Paula.

Outro entusiasta das rotinas matinais é o terapeuta carioca Carlos Humberto Soares Junior. Em nosso encontro ele disse: “A maneira como se co- meça o dia vai determinar diretamente a qualidade desse dia. Isso é fato. Ao longo dos anos, minha prática matinal variou bastante, mas, hoje em dia, pra- tico uma rotina que começa às 4h da manhã e, basicamente, envolve uma técnica de captação de energia, meditação e uma prática de Reiki que inclui afirmações positivas, visualizações e orações”.

A prática matinal dele dura, em média, 1 hora e 30 minutos e proporciona energia para que ele realize tudo que precisa em seu dia. “Me proporciona mais criatividade, foco, lucidez e clareza mental para tomar melhores decisões de curto e longo prazo, entender de maneira mais ampla minha realidade e melhorar a qualidade do meu trabalho. Muitas pessoas que passam por meu espaço se queixam de não terem tempo para aplicar o que aprendem aqui, ou para fazer uma atividade física diária, estudar outro idioma, ler um livro etc. A solução está em suas mãos. Acorde mais cedo e mude sua vida, mude a qualidade de sua energia!”

Piloto automático

Carlos acha muito triste aquelas pessoas que, quando o despertador toca, ficam adiando a saída da cama por 10, 20, 30 minutos. E, quando decidem levantar, arrastam os pés e fazem tudo no piloto automático. Não percebem que, agindo as- sim, estão passando uma mensagem para a vida de que preferem ficar deitadas a encontrar o mundo, ter novas experiências e viver plenamente. “E, muitas vezes, levam esse padrão para suas outras ações durante o dia. Uma dica que posso dar para quem quiser experimentar esse processo transformador é começar devagar e ter consistência. Não tente dar um salto muito grande. Comece acordando 15 minutos antes do que está acostumado e tente criar uma pequena rotina que seja prazerosa e que consiga cumprir. Com a prática constante, naturalmente sentirá cada vez mais prazer em acordar cedo, querendo dedicar cada vez mais tempo a essa prática. As mudanças positivas serão sentidas rapidamente, e isso vai estimular a querer praticar mais”, acredita ele.

O método é simples, mas não é fácil porque exige esforço. Ah, mas eu não consigo sair da cama cedo… Ora a cama não é um ser vivo que te segura! A vontade existe e pode ser domada. Isso é protagonismo. Quem manda em quem? A cama ou você? Você faz as escolhas! Os vitoriosos são os que multiplicam as atitudes positivas diariamente

 

 

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Pinterest
Envie por Whatsapp

Nos conte sua opinião, deixe um comentário:

Você também vai gostar de ler

Carnaval

Make power, cabeça feita

Os dias de desfile no Sambão do Povo renderam – além de carros alegóricos lindos e fantasias belíssimas – muitas makes criativas e acessórios de

Leia mais
Carnaval

Deu água na boca

Os comes e bebes também fizeram bonito no Espaço ZZ. Canapés, mesa de doces, picolés, salada de frutas e bebidas variadas  deixaram os convidados  prontos

Leia mais