Quando o assunto é ensino a distância (EaD), a faculdade mais lembrada pelos capixabas é a Multivix, segundo a pesquisa Recall de Marcas Rede Gazeta. Para a empresa, o reconhecimento veio pela qualidade ofertada nos cursos e também por meio das campanhas baseadas em aproximar um bom ensino superior de pessoas que talvez não tivessem tempo e condições de pagar uma mensalidade presencial. A ideia é reavivar o desejo e o sonho dos capixabas de terem suas vidas transformadas por intermédio da educação.

Com início das atividades em 1999, a primeira faculdade do grupo chamava-se Univix e ficava em um reduzido espaço, em Jardim da Penha, na Capital. Dando pequenos passos, com apenas quatro cursos de graduação na época, a Univix foi a primeira faculdade particular do Estado a oferecer os cursos de Farmácia e Engenharia. No mesmo período, teve início a interiorização do grupo, com a abertura da Univen, em Nova Venécia, funcionando com apenas dois cursos.

Em 2009, foi inaugurada a Unisam, em São Mateus. No ano seguinte, o grupo expandiu a atuação e abriu uma unidade na Serra, adquirindo a Cesat. Em 2012, o campus ganhou sede própria, em Laranjeiras. Já em 2013, aconteceu um dos maiores marcos da rede de ensino: a unificação das quatro faculdades e a criação do Grupo Multivix.
A Multivix é atualmente o maior grupo de ensino em território capixaba, com oito campus pelo Estado e com mais de 100 polos EaD no Espírito Santo, na Bahia e em Minas Gerais. Ao todo, são 27.545 alunos, 149 cursos, 650 funcionários e 850 professores.
Para Tadeu Penina, diretor executivo do grupo, a marca se mantém jovem por meio de inovações constantes em processos, estruturas e cursos, procurando estar em sintonia com a linguagem usada pela juventude e com o mercado.
“Usamos bastante as mídias de massa e as mídias que estreitam mais o relacionamento com nossos clientes. Pautamos nossas campanhas em momentos especiais que vivemos. As peças que mais marcaram a empresa foram a campanha com a banda NXZero, que anunciou a unificação das faculdades e lançou a marca Multivix, em 2013; a do Gabriel O Pensador, que foi em um momento em que o Brasil estava em crise, com pouca esperança, e nós quisemos mandar uma mensagem para que as pessoas não desistissem; e a última, feita com o rapper Fabio Brazza, que comemorou os 20 anos do grupo”, lembra.

Tadeu Peninha, diretor executivo
De acordo com Tadeu Penina, o Recall de Marcas é importante para a Multivix por medir o quanto a proposta de valores do grupo é perceptível pelos consumidores. “É um indicador de que estamos no caminho certo e de que o nosso esforço em oferecer ensino de qualidade tem sido percebido e aprovado pela sociedade”, afirma.
Ranking:
Ensino a Distância
1° Unopar – 10,71%
2° Multivix – 10,57%
3° Estácio – 6,75%