Omo e Coca-Cola: elas dominam a arte de conquistar o público

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As duas empresas venceram na categoria “Top of Mind” do Recall Rede Gazeta. Elas revelam os segredos de seus produtos e defendem que a valorização da sustentabilidade faz toda a diferença

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O sonho de qualquer empresário é ver seu empreendimento sendo líder no segmento de atuação, sempre lembrado como referência e em crescimento constante. Mas, quando a empresa ultrapassa esse patamar, o que acontece?

Omo e Coca-Cola são os primeiros nomes a vir à mente do capixaba quando se fala a palavra “marca” e, por isso, conquistaram o primeiro lugar na categoria “Top of Mind” do Recall de Marcas Rede Gazeta. Segundo as vencedoras, o foco para alcançar tamanho nível de lembrança é investir em tecnologia e numa relação ainda mais forte com seus consumidores

“A presença da marca como a mais lembrada significa muito para nós e só reforça nossa intenção e trabalho de fazer um produto para todos. Queremos ser a melhor solução de lavanderia para cada perfil de consumidor, atendendo às diferentes demandas e expectativas. Hoje, com a nossa expertise, nos consolidamos como líderes de mercado, estando presentes em oito a cada dez dos lares brasileiros. Oferecer sempre a melhor tecnologia para cuidar das roupas e ajudar a simplificar o processo de lavagem, trazendo praticidade e os melhores resultados, é o que buscamos”, destaca Yasmine Antacli, gerente de Marketing de Omo.

A Coca-Cola revela ter recebido com muito orgulho o reconhecimento, ciente de que o alvo no cliente é a chave para estar sempre em primeiro lugar. “Temos um olhar cuidadoso e buscamos inovar a nossa conexão com as pessoas através de novidades e diferenciais na comunicação. Nosso consumidor está sempre no centro de nossas decisões”, conta Poliana Sousa, diretora de Marketing da empresa.

 

O contato com o público também é enaltecido por Yasmine, da Omo: “Estabelecemos uma relação muito próxima com os consumidores. Esse contato nos permitiu conhecer melhor as necessidades e demandas de cada perfil, sempre entregando a mais avançada tecnologia no processo de cuidado com a roupa de forma eficiente. O consumidor brasileiro reconhece nosso trabalho e, por isso, continua confiando nos nossos produtos para cuidar das suas roupas da melhor forma possível”.

Tecnologia e valores

Para a gerente de Marketing da Omo, o investimento em tecnologia é parte básica para o produto e a imagem que a marca apresenta: a de sustentabilidade. “Estamos investindo em tecnologias e inovações para reduzir o impacto ambiental de nossos produtos. Porém, essa é uma transformação que depende de todos nós, sendo necessário o envolvimento de toda a sociedade no ciclo de reciclagem do plástico para garantir que ele volte para a cadeia”, salienta.

E a gerente completa: “O foco do nosso trabalho tem sido evoluir o mais rápido possível em direção à sustentabilidade dos nossos produtos”.

Exemplos de trabalho com a reciclagem não faltam para a empresa. “Em março de 2018, em uma ação conjunta com a WWF-Brasil, demos início a mutirões em praias do Brasil e retiramos 1,5 tonelada de plásticos desses locais. Na sequência, lançamos 18 mil unidades de uma edição limitada da antiga linha Omo Multiação em embalagem produzida com plástico reciclado em parceria com cooperativas do litoral brasileiro. Além disso, incluímos plástico reciclado nas garrafas de três litros, utilizamos no refil de Omo até 70% menos plástico que a embalagem tradicional, reduzimos em 29% os resíduos associados ao descarte de produtos e em 98% os resíduos enviados para aterros sanitários”, cita.

A Coca-Cola também está bem norteada pelos valores que abraçou. Para Poliana, isso fortalece ainda mais o nome da empresa diante do público. “A Coca-Cola está sempre ancorada em suas verdades de marca, que vão além de atributos. Em suas mensagens, a marca fortalece seus principais valores: otimismo, inclusão, união. Buscamos consistência nas mensagens e somos sempre fiéis à perfeita combinação dos valores da marca”, conta ela, sem se esquecer de citar o compromisso com a sustentabilidade.

Yasmine Antacli, da Omo, destaca o investimento em tecnologia para oferecer um produto diferenciado

Segundo Poliana, as embalagens de Coca-Cola são 100% recicláveis, e a marca ainda tem o compromisso “Mundo sem Resíduos”. A previsão é que, até o ano que vem, a gigante dos negócios invista R$ 1,2 bilhão em três frentes: redesenho de embalagens, reúso e reciclagem. Tudo para reduzir o impacto no mundo. Além disso, a marca investe mais nas embalagens retornáveis, cuja participação será de 30% no portfólio até 2020.

No topo

Justamente por estarem na liderança de seus segmentos e na memória do público, ambas as marcas não pretendem parar de lançar produtos ou aperfeiçoar os que já existem. No caso da Coca-Cola, o foco é a linha de sucos. Uma nova linha Del Valle foi lançada neste ano. São seis sabores, sendo duas combinações: Laranja, Uva, Pêssego, Abacaxi, Manga com Maracujá e Laranja com Goiaba.

Todos os seis sabores estão disponíveis em embalagens PET de 900 ml. A novidade agora é que as versões laranja e uva também poderão ser encontradas em 250 ml a partir de julho. O diferencial da nova linha é o foco no natural e no mais próximo do suco feito em casa. “O novo Del Valle tem apenas suco de fruta, água, vitamina C e aromas naturais.”

Já a Omo realiza uma nova aposta. “Neste ano, em abril, demos o passo mais importante da marca em direção ao futuro da categoria com o lançamento do ecossistema de serviços de cuidados com as roupas: Omo Lavanderia, que conta com Omo Passa Fácil, microfranquias com serviço de passadoria de roupas, e Omo Lavanderia Compartilhada, para condomínios residenciais”, detalha Yasmine.

Mas tem mais coisa por vir. “Ainda em 2019, a marca lançará o Omo para diluir. Uma versão superconcentrada do Omo Lavagem Perfeita que rende até três litros. Por ter uma embalagem menor, deixa o produto mais barato e mais sustentável”, finaliza a gerente de Marketing.

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