Experiência com o público é cada vez mais relevante
Pesquisa revela que marcas mais lembradas têm feito um trabalho contínuo para se consolidar no mercado e na memória dos consumidores, resultado de boas práticas no marketing e na troca de experiência com o público
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Manter-se firme no mercado, em um mundo em constante mudança, é um desafio diário para as marcas. Para ser lembrado, é preciso muito mais do que oferecer um produto ou serviço para o consumidor; é necessário interagir com ele. Focando essa nova realidade, a 27ª edição da Revista Recall de Marcas Rede Gazeta traz o resultado das empresas que estão na memória dos capixabas em 81 segmentos.
Levantamento do Instituto Futura, o ranking tem demonstrado variação bem pequena nos resultados ao longo dos anos, o que revela que as marcas mais lembradas vêm fazendo um trabalho contínuo para se consolidar no mercado e na mente dos consumidores.
“Nesta nova era de consumo que vivemos, é crucial que as marcas façam um trabalho exaustivo de marketing e de relacionamento com o público para não serem esquecidas. O bom serviço, aquele que proporciona uma boa experiência para o consumidor, é o que vai ser recordado”, disse um dos fundadores da Futura, José Luiz Orrico.
A pesquisa segue o modelo quantitativo e foi assim conduzida: pessoas foram abordadas de forma aleatória em pontos de maior fluxo nas cidades para responder a uma simples pergunta, “Quando eu falo em (nome do segmento, como: academia, hotel, cerimonial de festas…), que marca lhe vem à cabeça?”. O objetivo era fazer com que os consultados citassem de modo espontâneo aquele nome mais lembrado.
“Não foram dadas opções para os entrevistados, justamente para ver a capacidade das marcas de penetrar e ficar na mente do consumidor”, explica Orrico.
“O bom serviço, aquele que proporciona uma boa experiência para o público, é o que vai ser lembrado” José Luiz Orrico, fundador da Futura
Nesta edição, foi feito um total de 2.300 entrevistas. Oitocentas pessoas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos, na Grande Vitória, foram abordadas de 8 a 15 de abril; e outras 1.500, com as mesmas características, de 28 de março a 6 de abril, incluindo Grande Vitória e regiões Norte e Sul do Estado.
Em sua 27ª edição, o Recall, que já é conhecido dos capixabas, contribui, segundo Orrico, para verificar a reputação das marcas e empresas no Estado. “Não tenho dúvidas de que as empresas e marcas veem no Recall uma forma de medir o trabalho de imagem que elas têm feito. Afinal, estão na frente aquelas marcas que conseguem se destacar e ficar na mente do público”, disse.
Na Grande Vitória, o número de entrevistados foi dividido igualmente entre os quatro municípios: Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Nesse grupo, 52,8% eram mulheres, e 47,2%, homens. A média de faixa etária dos entrevistados era de 39 anos, e 45,1% dos consultados pertenciam à classe D/E.
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