Completando 90 anos, a história da Garoto se mistura com a dos capixabas. A fábrica de balas fundada em Vila Velha em 1929 pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund hoje é uma das 10 maiores indústrias de chocolates do mundo. Com mais de 70 produtos, que são vendidos em 50 países, a marca está no imaginário de muitos brasileiros, que cresceram degustando o sabor irresistível de seus clássicos, como os bombons da caixa amarela, o Serenata de Amor, o Baton e o Talento.
Para manter a posição na memória do público, também aposta em proporcionar experiências e surpreender os consumidores com inovação. Tanto que, ano após ano, ocupa o primeiro lugar no Recall de Marcas Rede Gazeta, alcançando nesta edição 66,14% das menções.
“Essa vitória é uma grande honra e orgulho para nós. A Garoto é um símbolo do Espírito Santo, sendo uma das marcas icônicas do Brasil. Dialogamos com os consumidores todos os dias, seja pelas redes sociais, seja por nossos canais de atendimento”, afirma Leandro Cervi, gerente de Marketing da Garoto.
Assim, ao mesmo tempo em que investe em variações nos clássicos, a empresa também aposta em novidades. Exemplo disso é que planeja apresentar, em 2019, 15 novos produtos. Um deles é o Talento Terruá, feito com cacau orgânico e 100% originário da Mata Atlântica. O produto varia de 38% a 70% de cacau e não contém glúten e lactose.

Outra novidade é a linha de Talento Dark, com massa 65% cacau com só dois ingredientes, seguindo o conceito “clean label” – nova tendência nutricional quando se fala em alimentos mais naturais.
“A unidade de Vila Velha recebeu investimentos em tecnologia em 2014 e 2016 para a produção de chocolate recheado das marcas Baton e Talento. Os investimentos possibilitam uma constante evolução das massas de chocolates, com melhora da qualidade e composição nutricional, incluindo redução de açúcar e substituição por cacau ou leite”, explica Leandro Cervi.

Experiências
O gerente de Marketing destaca que, além da constante inovação de portfólio, a empresa tem iniciativas com objetivo de criar uma experiência diferenciada e envolvente com o consumidor. Uma delas é o ChocoTour, que, relançado em 2018, passou a ter formato mais moderno e interativo para quem visita a fábrica. Para se ter ideia, a loja de fábrica da Garoto é o segundo ponto turístico mais visitado do Espírito Santo e, juntamente com o Museu da Garoto, recebe 300 mil visitantes por ano.
Também é novidade a “Pop up Store Garoto”, espaço no Shopping Vitória que faz parte das ações que marcam os 90 anos da empresa. A loja traz toda a variedade de chocolates já conhecida e querida pelos capixabas, além de opções de presentes, ressaltando a essência: “Espírito Santo, Brasil, desde 1929”.
Ranking:
Chocolate
1° Garoto – 66,14%
2° Nestlé – 10,86%
2° Cacau Show – 9,29%