Uma parceria de sucesso!

Instituto Futura realiza pesquisa recall do Prêmio Gazeta Empresarial em Cachoeiro desde a primeira edição

Continua depois do anúncio

Pare e pense rápido: quando eu falo em (segmento), qual a marca lhe vem à cabeça? Pois é exatamente assim que a pesquisa recall é realizada pelo Instituto Futura. Uma pergunta simples, mas cheia de significado, principalmente para o dono da marca que espera ver seu nome na lista dos primeiros colocados. Uma posição que indica, claramente, que se está no caminho certo quando o assunto é posicionamento junto ao consumidor.

“Recall é a mesma coisa que top of mind, ou seja, lembrança no topo da mente. Precisamos definir qual marca ou marcas conseguiram se colocar dentro do imaginário do consumidor de forma que ela passe a ser a primeira lembrança quando ele pensa no produto ou serviço. A busca do nosso trabalho é conseguir determinar isso e principalmente informar ao mercado da cidade quais são as marcas que estão ganhando a mente dos consumidores e, por conseguinte, a maior possibilidade de preferência”
José Luiz Orrico
Diretor do Instituto Futura

E a parceria do Instituto Futura e TV Gazeta Sul vem, há 17 anos, trazendo esse resultado para o mercado. Este ano foram 104 segmentos pesquisados em Cachoeiro de Itapemirim, 25 segmentos a mais do que em 2017. Para o diretor do Instituto Futura, os números revelam a confiança do capixaba nos resultados da pesquisa recall. “Através de trabalhos desse tipo é possível informar a todo mercado – ao proprietário da marca, ao gerente, a área de marketing, a agência de propaganda, enfim, a todos que se envolvem naquele mercado– uma medição da retenção da marca na memória do consumidor, e isso, evidentemente, é o que todo empresário gostaria de ter, pois estando a marca na cabeça do consumidor, será a primeira lembrada quando se apresentar a oportunidade de consumo”.

Esse ano, 400 pessoas foram ouvidas na cidade. As entrevistas foram realizadas em mais de 30 bairros de Cachoeiro, com moradores do município, com idade igual ou maior que 16 anos. A idade média é de 40 anos e a renda média familiar é de R$2.465,00. Também vale ressaltar que 56% dos entrevistados pertencem às classes D e E que tem renda familiar de até 2 salários mínimos.

Para o diretor do Instituto Futura uma dica importante quando se busca o primeiro lugar é saber, exatamente, qual a relevância do produto ou serviço oferecido. “Se aquele produto ou serviço desperta desejo de consumo, a mente do consumidor, muito provavelmente, estará aberta ao trabalho de fixação de marca. Se ao contrário, o produto ou o serviço não tem relevância ou tem baixa importância, muito dificilmente uma marca conseguirá penetrar na sua mente. Para isso, recomenda-se que as empresas estruturem um trabalho de branding e levem em consideração, entre outras coisas, comunicação, promoção e ações no ponto de venda”, finaliza Orrico.

Há 25 anos no mercado, o Instituto Futura tem mais de 200 clientes atendidos em todos os estados brasileiros, mais de 1.000 pesquisas divulgadas em publicações entre jornais, revistas, rádio e TV, atuação em todo território nacional com mais de 5.000 estudos realizados.

Compartilhe esse conteúdo:

Continua depois do anúncio

| Leia também: