Na mente e no gosto do capixaba

Cofril completa 31 anos de história e é, mais uma vez, Prêmio Gazeta Empresarial

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O ano era 1987. Foi quando três irmãos, inspirados no pai, resolveram iniciar um pequeno negócio em família num espaço de apenas 20 metros quadrados. E lá se vão mais de 3 décadas de muito trabalho e dedicação que transformaram a Cofril em uma gigante no negócio de suínos.

A Cofril cresceu em tamanho e em qualidade. Hoje são mais de 1.000 colaboradores numa empresa que comercializa mais de 120 itens entre linguiças, carnes in natura, embutidos, ingredientes para feijoada, salsicha e outros. Tudo feito com tanto capricho que, pelo 15º ano consecutivo, a empresa conquista o 1º lugar na pesquisa recall realizada pelo Instituto Futura. Para o diretor-presidente da Cofril, José Carlos Cardoso, um resultado que aponta que a empresa está no caminho certo.

“A conquista desse prêmio pela Cofril como uma marca presente em primeiro lugar junto aos consumidores é muito gratificante. Nos entusiasma e motiva a cada vez mais trabalharmos com dedicação para que essa lembrança se renove sempre. Para isso, é necessário que mantenhamos o foco na qualidade, buscando constante inovação e presença marcante no mercado.”
José Carlos Cardoso
Diretor-presidente da Cofril

E para se manter sempre na liderança entre os consumidores é preciso muito investimento. A Cofril sabe disso e aposta na expansão dos negócios. “Constantemente investimos na expansão e modernização de nosso parque fabril, adquirindo equipamentos mais modernos objetivando o aumento da produtividade e racionalidade da produção. Em termos de expansão, estamos prestes a concluir o aumento da área física para que possamos colocar em prática um considerável incremento da produção”, revela José Carlos.

Investimentos e melhorias que só ressaltam o saboroso mix de produtos ofertado pela Cofril e que atende a todas cidades do Espírito Santo. A expectativa é de ampliar a capacidade e, em breve, ultrapassar as fronteiras do estado. Enquanto isso não acontece a empresa segue firme, conquistando cada vez mais a preferência entre os consumidores e se orgulhando de entregar produtos que deixam os seus clientes com água na boca. Entre eles não há como deixar de ressaltar a queridinha na preferência: a linguiça de churrasco Cofril. “O sucesso da nossa linguiça de churrasco pode ser considerado um case a ser destacado. Temos um cuidado muito especial na fabricação de todos os produtos, mas a linguiça de churrasco é para nós muito especial. Mantemos um acompanhamento para que o produto tenha regularidade de sabor e qualidade para que o consumidor seja sempre surpreendido em seu paladar e possa ajudar a divulgar positivamente o nosso produto”, destaca o diretor-presidente da Cofril.

Ser surpreendido por produtos de qualidade e que conquistam o paladar do capixaba parece, realmente, que está no DNA da Cofril. Uma empresa focada em atender os clientes cada vez melhor. “Hoje nossa atuação é muito focada e sabemos o que temos que fazer. Perseguimos a qualidade e sempre buscamos estar cada vez mais próximos do mercado, tanto em presença física junto aos pontos de venda, quanto em ações junto aos consumidores. Nossa trajetória foi assim e nossa expectativa é manter a receita para continuarmos obtendo os melhores resultados”, finaliza José Carlos.

Entrevista

com José Carlos Cardoso, diretor-presidente da Cofril.

  • Quantos itens são comercializados hoje pela Cofril?

Nosso mix de produtos somam mais de 120 itens entre linguiças, carnes in natura, salgadas e defumadas, embutidos, ingredientes para feijoada, salsicha, etc.

  • Qual a produção total atualmente? (em toneladas de carnes e embutidos por dia e por mês)

Nossa produção atual gira em 2 mil toneladas/mês.

  • Quais são os produtos considerados “carros chefe” do negócio? Quantos por cento representa da produção hoje?

Nosso produto de maior destaque é a linguiça para churrasco, correspondendo a 40 por cento da produção. Nossa linha de embutidos também obtém considerável fatia do mercado, sendo muito bem aceita pelos consumidores.

  • Existem planos para expandir os negócios, modernizando os processos de produção?

Constantemente investimos na expansão e modernização de nosso parque fabril, adquirindo equipamentos mais modernos objetivando o aumento da produtividade e racionalidade da produção. Em termos de expansão, estamos prestes a concluir aumento da área física para que possamos colocar em prática um considerável incremento da produção.

  • Para onde os produtos são enviados? Existe plano para expandir e ultrapassar as fronteiras do ES? Se sim, como e quando pretendem fazer isso?

Atualmente atendemos todo o estado do Espírito Santo e, em breve, pretendemos iniciar o atendimento em estados vizinhos.

  • São quantos colaboradores atualmente?

Nosso quadro atual de mão de obra ultrapassa 1.000 colaboradores.

  • Como funciona o abate...são todos produtos do ES?

Abatemos mais de 15.000 suínos e bovinos por mês como prestação de serviços e, principalmente no caso de suínos, para utilização em nossa indústria. Os animais são provenientes de nossas granjas e também de parceiros do estado, e ocasionalmente de granjas de Minas Gerais.

  • Como A COFRIL recebeu a notícia de mais uma vez estar em primeiro lugar na mente do consumidor? Já é o 15º ano consecutivo que isso acontece? A que vocês atribuem essa conquista?

A conquista desse prêmio pela Cofril como uma marca presente em primeiro lugar junto aos consumidores é muito gratificante e de grande significação. Nos entusiasma e motiva a cada vez mais trabalharmos com dedicação para que essa lembrança se renove sempre. Para isso, é necessário que mantenhamos o foco na qualidade, buscando constante inovação e presença marcante no mercado.

  • Como planejam manter se manter na liderança?

Através da continuidade do trabalho que vimos realizando, buscando sempre a melhoria contínua da qualidade, se fazendo cada vez mais presente junto aos consumidores em todas as formas possíveis.

  • Quais trabalhos desenvolvidos aqui hoje que podemos destacar?

O sucesso da nossa linguiça de churrasco pode ser considerado um case a ser destacado. Temos um cuidado muito especial na fabricação de todos os produtos, mas a linguiça de churrasco é para nós muito especial. Mantemos um acompanhando para que o produto tenha regularidade de sabor e qualidade para que o consumidor seja sempre surpreendido em seu paladar e possa ajudar a divulgar positivamente o produto.

  • Vocês começaram um negócio de família que cresceu e expandiu. Já são 31 anos de história. Para o senhor qual seria o segredo para se manter no mercado de forma tão competitiva e sendo 1º lugar na mente do consumidor?

A Cofril tem uma história pra contar. Começamos realmente com uma produção bem modesta e, aos poucos, fomos galgando uma fatia maior do mercado. Foram anos de muito trabalho e dedicação, atravessando muitas dificuldades e desafios. Com o passar dos anos, fomos agregando novos colaboradores e parceiros e, assim, otimizando as frentes de trabalho. Hoje nossa atuação é muito focada, sabemos o que temos que fazer e não nos permitimos desviar o foco. Perseguimos a qualidade sempre e buscamos estar cada vez mais próximos do mercado, tanto em presença junto aos pontos de venda como em ações junto aos consumidores. Nossa trajetória foi assim e nossa expectativa é mantermos a receita para continuarmos obtendo os resultados.

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